O Banco Central informou nesta segunda-feira, 1º, que o Pix registrou um novo recorde ao alcançar 297,4 milhões de transações em apenas um dia, na última sexta-feira, 28, quando o país vivia simultaneamente o pico de compras da Black Friday e o prazo final para o pagamento da primeira parcela do 13º salário.

Além do volume inédito de operações, R$ 166,2 bilhões circularam pelo sistema em apenas 24 horas, consolidando mais uma marca jamais alcançada desde a criação da ferramenta.

De acordo com a nota divulgada pelo Banco Central (BC), esse número supera o recorde anterior, de 290 milhões de operações, registrado em 5 de setembro deste ano. A combinação de grande fluxo no comércio, descontos e maior disponibilidade de recursos entre os brasileiros contribuiu para impulsionar o volume de transações no sistema de pagamentos instantâneos.

Segundo a instituição, “o resultado é mais uma demonstração da importância do Pix como infraestrutura digital pública, para o funcionamento da economia nacional”.

O Pix completou cinco anos em novembro, reúne cerca de 890 milhões de chaves cadastradas e já faz parte do cotidiano de mais de 170 milhões de brasileiros. Entre 16 de novembro de 2020 e 30 de setembro de 2025, o sistema já havia movimentado R$ 85,5 trilhões.

Leia também:

Bombeiros fazem buscas por vítimas de acidente na GO-184, em Serranópolis, após carro cair dentro do Rio Verdinho

Violência psicológica atinge 88% das mulheres; Goiás ocupa o 9º lugar no país