Pista do BRT na Avenida Goiás começa a ser concretada

Até o próximo domingo, o local deverá ser liberado para o tráfego de veículos

Prefeitura concreta trecho do BRT. Foto: Ascom

A pista do BRT  na Avenida Goiás, no cruzamento da Avenida Paranaíba até a Rua 5, em Goiânia, começou a ser concretada nesta segunda-feira, 14. A previsão da Prefeitura é fazer meia pista de todo o cruzamento. Na terça, 15, deve concluir o serviço na pista do BRT.

Passado o tempo de cura, que vai até o próximo domingo, o local deverá ser liberado para o tráfego de veículos. O trecho de aproximadamente 400 m começou a ser executado no dia 25 de setembro.

A rede de drenagem no trecho está praticamente concluída. A expectativa da Prefeitura é de concluir essa segunda etapa da obra antes do prazo previsto de 75 dias.

Cerca de 60% dos serviços dessa segunda etapa já estão concluídos e, de acordo com o secretário de Infraestrutura e Serviços Públicos, Dolzonan da Cunha Mattos, a mudança na estratégia e a diminuição gradual no tamanho da tubulação na região da Av. Goiás (de 800 mm até 500 mm) está beneficiando o andamento dos serviços, que serão concluídos num tempo inferior ao que foi planejado. “Estamos num ritmo muito bom de trabalho e a mudança na estratégia de execução está permitindo ganharmos em produtividade para concluirmos num prazo menor do que previsto”, afirmou.

O prazo para conclusão da obra, no sentido Norte-Sul, é dezembro deste ano, e toda a rede, da Praça Cívica até a Rua 4, no Setor Norte Ferroviário, deverá estar pronta em agosto de 2020.

Com a rede de drenagem, cuja extensão total é de 2,6 km, entre a Praça Cívica e a Rua 4, no Setor Norte Ferroviário, a Prefeitura espera solucionar o problema de alagamentos e enchentes em grande parte da Região Central de Goiânia.

Rede de drenagem

A rede de drenagem completa vai da Praça Cívica ao Setor Norte Ferroviário. Os trabalhos de construção tiveram início em março e, por ser o trecho mais complexo, começaram pela Rua 4, no Setor Norte Ferroviário, onde se dará o lançamento no Capim Puba, de lá passará pela Avenida Oeste, no Setor Marechal Rondon, onde também já foi concluída, seguirá em frente à Câmara Municipal e subirá a Avenida Goiás, cruzará a Avenida Independência e chegará até a Praça Cívica.

O projeto da rede é audacioso, com utilização de tubulação em Ribiloc (PVC), de 500 mm de diâmetro, na Praça Cívica (início), e de 1.600 mm de diâmetro (1,60 m), no Capim Puba, onde será o lançamento. A capacidade de vazão é de 10 mil litros de água por segundo.

O orçamento para a execução das obras nesse trecho da Goiás até a Praça Cívica é de R$ 40,575 milhões, sendo: Drenagem: R$ 7,775 milhões; Pavimento Rígido: R$ 17,194 milhões; Pavimento Flexível: R$ 3,468 milhões; Obras complementares: R$ 10,178 milhões; e Estações: R$ 1,960 milhões.

Requalificação

Além da rede de drenagem e da pista do BRT, as obras contemplam ainda a revitalização de toda a via, com melhoria no sistema de iluminação por lâmpadas Led; sinalização horizontal, vertical e semafórica, com semáforos inteligentes; e calçadas acessíveis e arborizadas; substituição dos abrigos dos pontos de ônibus.

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