“PirenópolisDoc abre espaço para filmes que ficam à margem”, diz curadora de festival

Terceira edição da mostra começa nesta terça-feira (15) e vai até domingo na cidade de Pirenópolis

Foto: divulgação

As atividades já começaram, mas a abertura oficial do PirenópolisDoc será nesta terça-feira (15/8) às 19h30, com a exibição do filme “Iracema, uma transa amazônica”, de Jorge Bodanzky e Orlando Senna. Após a sessão, um debate com o diretor será feito no Cine Pirineus.

Financiado pelo Fundo de Arte e Cultura de Goiás, o festival está em sua terceira edição e pretende superar o público de 2 mil pessoas em 2016. “Como tivemos recorde de inscrições para os filmes e atividades, esperamos ainda mais pessoas este ano”, disse Fabiana Assis, Diretora Geral e Curadora do Festival, em entrevista ao Jornal Opção.

Em 2017 foram mais de 540 filmes inscritos de todas as regiões do país. A programação conta  com exibições de 30 filmes selecionados em três mostras competitivas – Nacional de curtas e longas-metragens e Regional, com prêmios de Júri Oficial, Júri Jovem e Júri Popular.

“Essa edição está ainda cheia de novidades. Além das atividades que já tínhamos, incrementamos com uma conferência internacional e uma mostra de cinema que traz filmes falados em português de outros países”, comemorou Fabiana.

Fabiana Assis, Diretora Geral e Curadora do PirenópolisDoc | Foto: Divulgação

De acorda com a diretora, como apenas documentários são exibidos, o festival tem importância tanto para Goiás quanto para o Brasil. “Nós privilegiamos um tipo de cinema que fica mais à margem, que quase não tem espaço nas salas comerciais”, afirmou.

Este ano o festival também realizará, pela primeira vez, o Encontro Internacional de Fotografia, Cinema e Artes Digitais, abrindo espaço para o compartilhamento de estudos e pesquisas acadêmicas sobre os impactos das tecnologias digitais na fotografia, no cinema e nas artes, no cenário contemporâneo. Esta é uma ação que visa estabelecer redes de cooperação entre Instituições de Ensino Superior, grupos e associações de pesquisa.

“O festival, que está em sua terceira edição, só busca crescer e, mesmo com as dificuldades que encontra,  quer ser mais um espaço de exibição de documentários e compartilhamento de cultura “, finalizou.

Serviço – III PirenópolisDoc

Data: de 15 a 20 de Agosto de 2017

Local: Pirenópolis, GO

Mais informações e programação completa:  www.pirenopolisdoc.com.br

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.