Foi aprovada nesta quinta-feira, 15 pelos pilotos e comissários de voo uma greve geral, com início a partir da próxima segunda-feira, 19. A paralisação deve acontecer todos os dias, das 6h às 8h nos aeroportos de São Paulo, Rio de Janeiro, Campinas, Porto Alegre, Brasília, Belo Horizonte e Fortaleza por tempo indeterminado.

A categoria reivindica aumento nos salários e melhores condições de trabalho, e ainda demonstra frustração em relação às negociações com as empresas, destacando alta no preço das passagens, que têm garantido o lucro das empresas, mas, de acordo com os trabalhadores, os trabalhadores não tem nenhum tipo de participação.

Desde o início das negociações as empresas não se mostraram dispostas a atender às reivindicações da categoria. Em nota, o Sindicato Nacional dos Aeroviários (SNA) afirma que “as empresas continuam intransigentes, se recusando a conceder uma remuneração mais digna aos tripulantes, além de propor que pilotos e comissários trabalhem mais horas”.

O SNA irá disponibilizar todo apoio aos aeronautas no período da paralisação e convoca todos os tripulantes que não estiverem em programação a comparecerem aos aeroportos para apoiar os que estiverem em serviço.