Piloto de apenas 19 anos morre após acidente em treino para o GP da Itália

Jason Dupasquier sofreu com o descontrole da moto e caiu no meio da pista, sendo atingido por pelo menos um piloto

O luso-suíço Jason Dupasquier, de 19 anos, morreu no hospital na manhã deste domingo, 30, em decorrência do acidente que havia sofrido no treino classificatório para o GP da Itália de Moto3, no circuito de Mugello – onde também já foram disputadas corridas de Fórmula 1.

“Apesar dos esforços da equipe médica do circuito e de todos os que atenderam o piloto suíço, o hospital [Careggi, de Florença] anunciou que infelizmente Dupasquier faleceu”, diz o comunicado da organização da categoria. Houve a constatação de morte cerebral.

Os detalhes da morte não foram divulgados, mas o hospital informou à agência de notícias AFP que a constatação se deu “devido às lesões cerebrais incompatíveis com sua sobrevivência”. Durante a madrugada, Dupasquier havia sido submetido a uma cirurgia torácica por causa de uma lesão vascular, como o hospital havia informado em boletim que citava “graves lesões cerebrais” e “estado muito grave”.

Veja vídeo do acidente (imagens fortes):

 

Jason Dupasquier caiu entre as curvas 9 e 10 do circuito de Mugello (na altura da Arrabbiata 2), já no fim do treino de classificação de sábado. Estendido na pista, foi atingido por pelo menos uma moto, de acordo com as imagens e as declarações dos outros pilotos envolvidos no acidente —o japonês Ayumu Sasaki e o espanhol Jeremy Alcoba.

Dupasquier recebeu atendimento médico na pista mesmo, por mais de meia hora, e em seguida foi transferido de helicóptero para o Hospital Universitário de Careggi, em Florença. Os médicos já haviam diagnosticado “politraumatismo e estado grave”. O jovem motociclista era filho do ex-piloto Philippe Dupasquier e começou sua carreira aos 14 anos.

* Com informações do portal UOL.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.