Um piloto da Gol avistou um Objeto Voador Não Identificado (Óvni) em velocidade “supersônica” e precisou desviar a rota para evitar colisão. O acontecimento foi registrado em um relatório da Força Aérea Brasileira de 2014, que está no Arquivo Nacional.

Segundo o documento, o caso aconteceu durante o voo 9109, que fazia o trajeto Brasília – Fortaleza, em 24 de janeiro daquele ano. A observação foi feita pelo piloto por volta das 12h10. O objeto foi observando quando o avião da Gol estava entre 10 mil e 10,6 mil metros e se preparava para pousar no aeroporto.

Relatório da FAB. | Foto: Reprodução

O óvni também apareceu no Sistema Anticolisão de Tráfego de um voo da Avianca. Outro piloto, que fazia o trecho Alagoas – Piauí, afirmou ter feito contato visual com o objeto e o descreveu como de tamanho médio/grrande e de cor branca. Esse óvni seria capaz de fazer movimentos em zigue-zague ao mesmo tempo em que se movimentava em altissima velocidade.

O piloto da aeronave também preciso desviar a rota para evitar colisão com o objeto não identificado. Ele chegou a ficar a 90 metros de distância do óvni.

O Arquivo Nacional trouxe a público cerca de 30 documentos com relatos de pilotos sobre o avistamento de óvnis no espaço aéreo nacional. Todos os informes eram feitos aos Centros Integrado de Defesa Aérea e Controle de Tráfego Aéreo (Cindactas), órgão vinculado à Força Aérea Brasileira (FAB).

Leia também:

Aviões turboélices são essenciais para a aviação brasileira, diz especialista

Avião da Azul sofre pane em viagem para Brasília