Piloto da Gol avistou Óvni e teve que fazer manobra para evitar colisão, revela relatório da FAB
20 agosto 2024 às 16h00
COMPARTILHAR
Um piloto da Gol avistou um Objeto Voador Não Identificado (Óvni) em velocidade “supersônica” e precisou desviar a rota para evitar colisão. O acontecimento foi registrado em um relatório da Força Aérea Brasileira de 2014, que está no Arquivo Nacional.
Segundo o documento, o caso aconteceu durante o voo 9109, que fazia o trajeto Brasília – Fortaleza, em 24 de janeiro daquele ano. A observação foi feita pelo piloto por volta das 12h10. O objeto foi observando quando o avião da Gol estava entre 10 mil e 10,6 mil metros e se preparava para pousar no aeroporto.
O óvni também apareceu no Sistema Anticolisão de Tráfego de um voo da Avianca. Outro piloto, que fazia o trecho Alagoas – Piauí, afirmou ter feito contato visual com o objeto e o descreveu como de tamanho médio/grrande e de cor branca. Esse óvni seria capaz de fazer movimentos em zigue-zague ao mesmo tempo em que se movimentava em altissima velocidade.
O piloto da aeronave também preciso desviar a rota para evitar colisão com o objeto não identificado. Ele chegou a ficar a 90 metros de distância do óvni.
O Arquivo Nacional trouxe a público cerca de 30 documentos com relatos de pilotos sobre o avistamento de óvnis no espaço aéreo nacional. Todos os informes eram feitos aos Centros Integrado de Defesa Aérea e Controle de Tráfego Aéreo (Cindactas), órgão vinculado à Força Aérea Brasileira (FAB).
Leia também:
Aviões turboélices são essenciais para a aviação brasileira, diz especialista