PF indicia Sérgio Reis e Zé Trovão por incitação à atos antidemocráticos

05 julho 2024 às 17h07

COMPARTILHAR
A Polícia Federal (PF) indiciou o cantor Sérgio Reis, o deputado federal Marcos Antônio Pereira, o Zé Trovão (PL-SC) e mais 11 pessoas por incitar atos antidemocráticos em setembro 2021. Os crimes atribuidos pela PF são de incitação ao crime, associação criminosa e tentativa de impedir o livre exercício dos Poderes. A informação é do Uol.
O inquérito foi entregue ao Procurador-Geral da República, Paulo Gonet, a quem cabe formular a denúncia ou pedir arquivamento. A investigação foi aberta a pedido da ex-subprocurador-geral Lindôra Araújo.
Zé Trovão e Sérgio Rei participaram da convocação de manifestações que pediam o fechamento e invaão do Supremo Tribunal Federal (STF). De acordo com o pedido de investigação feito pela PGR, as provas indicavam a “atuação dos investigados na divulgação de mensagens, agressões e ameaças contra a Democracia, o Estado de Direito e suas Instituições”.
Além disso, a Procuradoria afirmou que postagens de vídeos publicados na época pelos investigados convocando a população, através de redes sociais, a praticar atos criminosos e violentos de protesto às vésperas do feriado de 7/9/2021, durante uma suposta manifestação e greve de ‘caminhoneiros'”.
Zé Trovão chegou a ter a prisão preventiva decretada mas acabou fugindo. Após certo tempo, ele se entregou à PF e ficou preso até o fim de 2021, quando passou a cumprir prisão domiciliar. Em 2022 ele se elegeu deputado federal pelo PL de Santa Catarina.
Sérgio Reis, por sua vez, foi alvo de mandados de busca e apreensão e foi impedido de circular até um quilômetro de distância da Praça dos Três Poderes.
Os dois seriam responsáveis pelo convocação de caminhoneiros para “fechar Brasília” e pressionar o Senado em prol do impeachment de ministros do STF.
Leia também:
General Braga Netto deve ser indiciado pela Polícia Federal por envolvimento no 8 de janeiro