COMPARTILHAR

Ações ocorrem nas cidades de Goiânia, Alvorada do Norte e Formosa nesta sexta-feira 

A Polícia Federal anunciou na manhã desta sexta-feira (11/11) que desarticulou grupo de extermínio que atuava no Estado de Goiás. As investigações fazem parte da segunda fase da Operação Sexto Mandamento.

[relacionadas artigos=”8052,2923″]

Segundo informações da corporação, cerca de 140 policiais federais estão cumprindo três mandados de prisão temporária, 19 mandados de busca e apreensão, além de 17 conduções coercitivas contra pessoas investigadas. As ações ocorrem nas cidades de Goiânia, Alvorada do Norte e Formosa.

As duas mortes e dois desaparecimentos investigadas pela Operação Sexto Mandamento e que podem estar relacionados com um grupo de extermínio ocorreram no ano de 2010. Atualmente o caso tramita na Justiça Federal do município de Formosa.

Em nota, a Polícia Militar confirmou que oito policiais foram conduzidos coercitivamente pela PF. A assessoria informa ainda que, até o momento, não possui informações sobre o procedimento legal que deu origem à medida.

A operação

A primeira fase da operação Sexto Mandamento foi deflagrada em fevereiro de 2011 após investigações feitas pela Polícia Federal, solicitadas pela Procuradoria-Geral de Justiça de Goiás a partir de determinação do Ministério da Justiça. A motivação para as apurações foram diversas notícias de mortes e desaparecimentos atribuídas a abordagens policiais.