Equipe do presidente Jair Bolsonaro (PL) pressionou comitê para que deliberasse ainda nesta semana

Após pressão da equipe do presidente Jair Bolsonaro (PL), o Comitê de Pessoas da Petrobras se reuniu e aprovou o nome de Caio Paes de Andrade para comandar a estatal. O atual secretário de Desburocratização do Ministério da Economia é formado em Comunicação Social e não tem experiência no setor de petróleo. Ele ainda terá que passar pela avaliação do Conselho de Administração da empresa, que deve se reunir na próxima segunda-feira para deliberação.

Segundo informações do Estadão, o comitê se reuniu no final da tarde e recomendou o nome de Paes de Andrade por maioria. Conforme o jornal, o placar foi de 3 votos a favor e um contra. Caio Paes de Andrade vai substituir José Mauro Coelho no comando da estatal, que renunciou na última segunda-feira.

O comitê considerou que o executivo preenche os requisitos previstos na Lei das Estatais, ao decreto nº 8.945/16, que trata sobre o estatuto jurídico das empresas públicas e na Política de Indicação de Membros da Alta Administração da Petrobras.

A  Associação Nacional dos Petroleiros Acionistas Minoritários da Petrobras (Anapetro), com apoio da Federação Única dos Petroleiros (Fup) e sindicatos filiados, afirmou que vai tentar reverter a decisão de liberar o nome de Paes de Andrade por meio de uma ação na Justiça e uma reclamação na Comissão de Valores Mobiliários (CVM).