Petrobras aprova indicação de Caio Mário Paes para presidência da estatal
24 junho 2022 às 21h41

COMPARTILHAR
Equipe do presidente Jair Bolsonaro (PL) pressionou comitê para que deliberasse ainda nesta semana
Após pressão da equipe do presidente Jair Bolsonaro (PL), o Comitê de Pessoas da Petrobras se reuniu e aprovou o nome de Caio Paes de Andrade para comandar a estatal. O atual secretário de Desburocratização do Ministério da Economia é formado em Comunicação Social e não tem experiência no setor de petróleo. Ele ainda terá que passar pela avaliação do Conselho de Administração da empresa, que deve se reunir na próxima segunda-feira para deliberação.
Segundo informações do Estadão, o comitê se reuniu no final da tarde e recomendou o nome de Paes de Andrade por maioria. Conforme o jornal, o placar foi de 3 votos a favor e um contra. Caio Paes de Andrade vai substituir José Mauro Coelho no comando da estatal, que renunciou na última segunda-feira.
O comitê considerou que o executivo preenche os requisitos previstos na Lei das Estatais, ao decreto nº 8.945/16, que trata sobre o estatuto jurídico das empresas públicas e na Política de Indicação de Membros da Alta Administração da Petrobras.
A Associação Nacional dos Petroleiros Acionistas Minoritários da Petrobras (Anapetro), com apoio da Federação Única dos Petroleiros (Fup) e sindicatos filiados, afirmou que vai tentar reverter a decisão de liberar o nome de Paes de Andrade por meio de uma ação na Justiça e uma reclamação na Comissão de Valores Mobiliários (CVM).