Petrobras anuncia aumento de 4% no preço da gasolina

Valor é referente ao produto passado das refinarias para distribuidoras, preço final para consumidor é decisão do mercado

Foto: Reprodução.

A Petrobras informou nesta terça-feira, 22, que o preço do litro da gasolina vendida nas refinarias às empresas distribuidoras aumentou 4%. O novo valor começa a valer a partir de hoje, 23. O diesel não sofreu reajuste.

“Nossa política de preços para a gasolina e o diesel vendidos às distribuidoras tem como base o preço de paridade de importação, formado pelas cotações internacionais destes produtos mais os custos que importadores teriam, como transporte e taxas portuárias, por exemplo. A paridade é necessária porque o mercado brasileiro de combustíveis é aberto à livre concorrência, dando às distribuidoras a alternativa de importar os produtos”, explicou a estatal em nota.

Além da alta do dólar, o preço do petróleo é um reflexo do mercado internacional do produto, o que influencia o valor praticado no país. Os preços são referentes ao valor vendido para as distribuidoras a partir das refinarias, o preço final para o consumidor dependerá do mercado.

De acordo com a companhia, a gasolina e o diesel vendidos às distribuidoras são diferentes dos produtos no posto de combustíveis. São os combustíveis tipo A: gasolina antes da sua combinação com o etanol e diesel sem adição de biodiesel.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.