Pesquisa revela que político preferido entre goianienses é Barack Obama

Estudo da UFG traçou perfil do eleitor da capital: descrente em relação à política, sem confiança nas instituições democráticas e desiludidos com partidos

O presidente dos Estados Unidos, Barack Obama, na abertura da 6ª Cúpula Global de Empreendedorismo, na sede do Programa das Nações Unidas para o Meio Ambiente em Nairobi, QuéniaDaniel Irungu/EPA/Agência Lusa - Todos direitos reservados

Nenhum político brasileiro conseguiu bater Obama entre os goianienses | Foto: Daniel Irungu/ EPA/ Agência Lusa

Depois de Obama, o nome mais citado é o do ex-prefeito e ex-governador Iris Rezende (PMDB), que ainda é muito lembrado pelos goianienses. Em seguida, os eleitores elencaram Aécio Neves como o mais aprovado por eles. Outro nome lembrado positivamente pelos entrevistados é o do senador Ronaldo Caiado (DEM).

Segundo o coordenador da pesquisa, o professor Pedro Santos Mundim, uma das principais conclusões do estudo, intitulado “O comportamento político do eleitor goianiense”, foi de que os eleitores na capital têm pouco interesse em relação à política: 81% admitiram não se importarem com o tema.

A sensação de desilusão e de descrença em relação a política se evidencia quando, por exemplo, 69% dos eleitores afirmam não confiar em partidos políticos. O campeão de rejeição é o PT: 50% dos eleitores citam o Partido dos Trabalhadores quando questionados sobre quais legendas não são confiáveis. PSDB e PMDB aparecem em seguida com, respectivamente 9 e 5% de rejeição.

Embora 59% dos eleitores afirmem não ter preferências entre partidos políticos, PMDB, PSDB e PT foram lembrados por parcela dos entrevistados. 14% escolheram o PMDB, 12% o PSDB e 6% mencionaram o PT. Instituições ligadas ao poder, como a Câmara de Vereadores de Goiânia, a Assembleia Legislativa de Goiás e o Congresso Nacional têm pouca credibilidade junto aos eleitores.

Além dos já citados Obama, Iris, Aécio e Caiado, também aparecem na lista o governador Marconi Perillo (PSDB), com 4,28% dos votos, a senadora Lúcia Vânia, com 3,96%, o ex-presidente Lula, com 3,11%, o prefeito Paulo Garcia (PT), o presidente venezuelano Nicolás Maduro, com 2,68%, e a presidente Dilma Rousseff (PT), com apenas 2,17%.

Ainda de acordo com a pesquisa, o perfil ideológico do goianiense é diferente do brasileiro em geral. Nacionalmente, segundo o Datafolha, o perfil é mais de centro-direita. Já em Goiânia, a posição dos eleitores está mais ao centro – 41% deles se encontram nesta posição do espectro político.

*Com informações da UFG

 

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.