Pesquisa quer aval da Anvisa para testar vacina de spray nasal em humanos

22 outubro 2021 às 11h38

COMPARTILHAR
Médicos da USP lideram estudo. Teste em animais apontou proteção contra infecção por Covid-19

Uma pesquisa liderada por médicos da Universidade de São Paulo (USP) busca desenvolver uma vacina em spray nasal contra Covid. O estudo passou por teste em animais e deve avançar para ser testado em humanos. O pedido já foi requerido à Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa).
Na próxima etapa, o estudo avaliará a capacidade da vacina de induzir resposta protetora ao vírus em indivíduos que receberam duas doses da AstraZeneca. A pesquisa deve durar de dois a três meses caso tenha sucesso nesta etapa.
A ideia é que a vacina intranasal seja utilizada como dose de reforço contra Covid. O imunizante deve ser produzido com Ingrediente Farmacêutico Ativo (IFA) totalmente nacional.
No estudo realizado com camundongos, a vacina induziu a produção de anticorpos neutralizantes. Para a nova etapa, a intenção é realizar a pesquisa com 270 voluntários com idade entre 18 e 59 anos. Mais da metade receberá o imunizante e 90 pessoas receberão placebo.
A pesquisa é coordenada por Jorge Kalil, professor e chefe do laboratório de Imunologia Clínica e Alergia do Hospital das Clínicas da USP. O Instituto do Coração (InCor), Instituto de Ciências Biomédicas da USP, da Faculdade de Ciências Farmacêuticas da USP, da Unifesp, da Friocruz Minas e da Rede Vírus também participam do estudo. O projeto tem apoio da Fundação de Amparo à Pesquisa no Estado de São Paulo (Fapesp).
Outra vantagem da vacina em forma de spray é sua ação na mucosa do nariz e nas vias respiratórias. O imunizante induziu produção de anticorpos específicos contra o coronavírus no nariz, na saliva e nos pulmões em testes em laboratório.
A vacina pode ser facilmente atualizada, pois proteínas do vírus são utilizadas em sua produção. A expectativa é que os ensaios clínicos se encerrem até o final do primeiro semestre de 2022.
Com informações da Folha de São Paulo