Pesquisa mostra que Lula lidera intenções de voto com 47% contra 28% de Bolsonaro

Distante dos protagonistas da polarização, Ciro Gomes (PDT) ficou com 8% das intenções de voto

Uma nova pesquisa do Datafolha, divulgada nesta quinta-feira (23), mostrou que o cenário da corrida eleitoral apresenta estabilidade – Luiz Inácio Lula da Silva (PT) tem 19 pontos de vantagem, marcando 47% das intenções de voto no primeiro turno, enquanto o atual presidente Jair Bolsonaro (PL) tem 28% da preferência do eleitorado. 

Distante dos protagonistas da polarização, Ciro Gomes (PDT) ficou com 8% das intenções de voto. Outros dez candidatos apresentaram empate técnico, com 2% para baixo. A partir desta sexta-feira (23), a contagem regressiva de 100 dias para as eleições tem início. 

Segundo o estudo contratado pela Folha, os parâmetros do perfil do eleitorado se mantiveram. O ex-presidente Lula segue liderando no Nordeste, região que conta com 27% dos eleitores brasileiros, onde derrota Bolsonaro por 58% a 19%. Além disso, ele tem grande vantagem entre os mais jovens (54% a 24%), menos escolarizados (56% a 22%) e entre os mais pobres – o petista vence o presidente por 56% a 22% entre quem ganha até 2 salários mínimos.

Bolsonaro vai melhor entre os homens (36% contra 44% de Lula) e em meio àqueles que ganham mais. Entre quem tem renda mensal de 5 a 10 mínimos, ele tem preferẽncia de 44%. Já no grupo que ganha mais de 10 salários mínimos, ele tem 47%. Esses dois segmentos, no entanto, somam 11% da população.

O presidente também mantém preferência no Centro-Oeste, região com 7% da população, onde ele conta com 40% das intenções de voto. Já no Sudeste, lar de 42% dos brasileiros, Lula tem 43% e Bolsonaro, 29%,

O petista tem grande liderança entre os desempregados (9% da amostra), dos ouvidos 62% preferem ele. Já os empresários têm mais propensão pelo atual presidente: de uma amostra de 4% dos ouvidos, 43% preferem Bolsonaro.

No segmento evangélico (26% da população), Bolsonaro apresentou empate técnico com Lula. 

A pesquisa, registrada no Tribunal Superior Eleitoral sob o número 09088/2022, ouviu 2.556 eleitores em 181 cidades nos dias 22 e 23 de junho. A margem de erro é de dois pontos para mais ou menos.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.