Uma pesquisa publicada na revista científica “Science of The Total Environment” encontrou partículas de vários tipos de plástico no sêmen masculino. De acordo com os pesquisadores, os culpados são microplásticos que entram no corpo humano de forma inesperada.

A pesquisa feita na China analisou o líquido seminal de 40 homens e descobriu que todos tinham resíduos de plástico. Nenhum dos participantes da pesquisa trabalhava na indústria plástica, ou seja, não tinham contato direto com a produção. Eles só utilizavam produtos feitos com o material.

Foram encontrados oito tipos de plástico no material seminal. Os principais sendo: Poliestireno (PS) (presente em embalagens, como copos e pratos descartáveis, bandejas de alimentos e recipientes); Polietileno (PE) (um dos plásticos mais comuns e é usado em sacolas plásticas, garrafas de plástico, recipientes de alimentos) e Policloreto de Vinila (PVC) (utilizado em uma variedade de produtos, incluindo tubos de água e esgoto).

O poliestireno foi o material mais encontrado, estando presente em 32% das amostras. O estudo também analisou a mobilidade do espermatozoide e a qualidade dele em meio à quantidade de plástico e descobriu que houve amostras com redução desses indicadores.

Leia também:

Microplásticos se espalham pelo corpo, diz pesquisa

Carnaval: glitter prejudica ecossistemas aquáticos