Mulheres que têm mais de 45 anos apresentam maior facilidade para perder peso, segundo um estudo da Universidade de Edimburgo, na Escócia. De acordo com os pesquisadores, o fato pode estar relacionado ao fim da idade reprodutiva e início da menopausa.

“Essas descobertas são boas notícias para as mulheres que podem ter lutado com dietas em uma idade mais jovem, pois sugerem que os resultados podem melhorar com a idade. É um bom incentivo para não desistir”, afirma o médico William Cawthorn, principal autor da pesquisa em artigo publicado nessa terça-feira, 25, na revista eLife.

Estudos práticos em camundongos demonstraram que, em uma dieta, as fêmeas mais jovens armazenam mais gordura e também as queimam menos em relação aos machos de mesma idade.

A hipótese da pesquisa sugere que a gordura seja importante para a fertilidade. Sendo assim, com o fim da idade reprodutiva, teria uma maior facilidade para eliminá-la do corpo.

Pesquisa

A pesquisa contou com 42 pessoas com idades entre 21 e 61 anos, com sobrepeso ou obesidade. Por quatro semanas, eles fizeram três refeições por dia com, aproximadamente, 30% menos calorias do que o habitual.

Os homens consumiram cerca de 1,6 mil calorias ao dia e as mulheres 1,3 mil no mesmo período. Depois de um mês, os homens perderam mais peso do que as mulheres em todas as idades. Apesar disso, o resultado se mostrou equilibrado nas pessoas com 45 anos ou mais.

Homens com menos de 45 anos perderam aproximadamente 16% da gordura corporal. Já as mulheres da mesma idade apresentaram uma redução de cerca de 8%. Depois dessa idade, ambos os sexos perderam em média 10% de gordura. Agora, o estudo será aprofundado para saber os motivos de isso ocorrer.