Pesquisa Datafolha: OAB é a instituição brasileira de maior credibilidade

No ranking, a Ordem é seguida pelas Forças Armadas e pela Polícia Federal

Uma pesquisa realizada pelo Instituto Datafolha revelou que a Ordem dos Advogados do Brasil (OAB) é a instituição de maior credibilidade entre aqueles que a conhecem. Segundo o levantamento, cerca de 72% dos entrevistados dizem confiar no órgão. No ranking, a OAB é seguida pelas Forças Armadas e pela Polícia Federal.

Sobre o resultado da pesquisa, o presidente em exercício da Ordem em Goiás, Sebastião Macalé, ressaltou o papel da instituição frente aos interesses sociais. “A OAB tem uma história rica em ensinamentos, paradigmas e eventos. A entidade há muito tempo deixou de ser uma instituição congregadora da advocacia para se transformar em um patrimônio da sociedade brasileira”, avaliou.

Para o presidente nacional da OAB, Marcus Vinicius Furtado Coêlho, o elevado índice de aprovação é prova do bom caminho em que a entidade se encontra. “É uma demonstração cabal de que o protagonismo em causas relevantes, como diminuição do Imposto de Renda e a preservação das garantias constitucionais, não exclui a atuação firme da entidade na defesa das prerrogativas da profissão.”

A OAB possui mais de 80 anos de história e tem como missão defender a Constituição, a ordem jurídica do Estado democrático de direito, os direitos humanos, a justiça social, e pugnar pela boa aplicação das leis, pela rápida administração e pelo aperfeiçoamento da cultura e das instituições jurídicas.

A pesquisa executada pelo Datafolha foi encomendada pela OAB. Para chegar ao resultado, o instituto entrevistou 2.126 pessoas em 134 municípios de todo o país.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.