Pesquisa da Record TV indica que José Eliton é o mais preparado para ser governador

Levantamento da TV Record Goiás sobre perfil que o eleitor espera do próximo governador mostra que tucano é o que mais reúne as qualidades apontadas

Pesquisa da TV Record Goiás, realizada pelo Instituto Real Time Big Data, divulgada nesta semana, mostra que o governador José Eliton (PSDB) corresponde aos anseios da população e tem o preparo desejado por eleitores para disputar mais um mandato. É o que acreditam várias lideranças políticas, que assinalam que o perfil do tucano corresponde totalmente ao que a pesquisa aponta como necessário para o próximo governador, de acordo com os eleitores ouvidos pelo levantamento.

Em seus principais pontos, a pesquisa mostra que ter experiência em cargo público é um dos quesitos apontados por 83% dos entrevistados pelo instituto de pesquisa. Além disso, o próximo governador deve ser equilibrado (90%) e sem envolvimento (44%) com corrupção ou investigado em esquema de corrupção (84%), “O governador José Eliton preenche todos os requisitos positivos desta pesquisa. Homem sério, honesto, trabalhador, experiente, não tem rabo preso, ou seja, é ficha limpíssima”, avalia o deputado federal Sandes Júnior (PP).

O deputado disse que, além disso, o governador também não tem os defeitos apontados pelo eleitor. “Portanto, levando em consideração tudo isso, ele completa o 100% positivo. Isso me leva a crer que ele vai ganhar a eleição no primeiro turno”, aposta o pepista. Sandes sublinha que o governador é quem, dentre os nomes colocados na pré-campanha, tem mais experiência administrativa. “Dos três principais pré-candidatos, José Eliton é o único que tem experiência em gestão. Sete anos como vice, quando foi secretário de pastas importantes e, agora, comanda o governo”, assinala.

O também deputado federal, Célio Silveira (PSDB), ex-prefeito de Luziânia, afirma que a experiência em gestão, ocupando cargo público é importantíssima. “José Eliton, ao longo desses anos ao lado de Marconi Perillo (PSDB), como secretário de Planejamento, de Segurança Pública, presidente da Celg, adquiriu experiência administrativa. É o que mais tem experiência, dentre os candidatos”, disse.

Célio ressalta que o equilíbrio, qualidade apontada como importante por 90% dos ouvidos pela pesquisa, é fundamental para quem assume cargos executivos. “Tem que ter o conhecimento, o bom relacionamento com a população. O somatório disso tudo é o equilíbrio, é bom para toda a população: um governante equilibrado, ponderado, que tenha capacidade de diálogo com todos os segmentos”, enumera.

Sobre a continuidade dos programas sociais e das obras e programas do governo atual, pedidos de 72% e 91% dos eleitores ouvidos, respectivamente, Célio lembra que José Eliton já demonstra isso. “Ele continua os programas e tem mostrado, no pouco tempo a frente do governo, muita sensibilidade pelo social”, afirma.

Pesquisa mostra que populistas estão em baixa
Ao avaliar a pesquisa, a historiadora e Doutora em Relações Internacionais na UFG, Geisa Cunha Franco disse que ela é um bom indicador as pessoas não estão querendo um líder populista. “Espero que seja verdade. Querer uma pessoa experiente, equilibrada, que tenha propostas concretas ao invés de promessas vagas, seria um bom sinal de que a gente não estaria no campo de receber candidatos populistas. A contar por esta pesquisa, eles não teriam êxito”, disse.

A professora pondera, porém, que, não é fácil fazer previsão em cima de pesquisas, ainda mais agora, porque há ainda muita coisa que pode acontecer. Por exemplo, na fase de campanha eleitoral, a realidade pode ser distorcida pelas mãos de bons marqueteiros. “Muito jogo sujo, muita coisa que pode pesar nesta situação”, disse.

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.