Pesquisa aproxima Bolsonaro de Lula em disputa eleitoral de 2022

Honestidade foi escolhida como principal característica da escolha de um candidato, mas combate à corrupção não esteve em destaque entre as prioridades a serem adotadas pelo governo

Levantamento divulgado pelo instituto Paraná Pesquisas, nesta segunda-feira, 22, mostra uma aproximação do atual presidente Jair Bolsonaro (sem partido) a Luiz Inácio Lula da Silva (PT) em possíveis cenários de disputa eleitoral para 2022. Em uma situação eleitoral espontânea, por exemplo, o atual presidente (18,4%) se manteve em apenas 1,3 pontos percentuais atrás de Lula (19,7%). O estudo foi realizado com 867 pessoas, em 164 municípios de todos os 26 estados e no Distrito Federal. 

Enquanto no cenário espontâneo a aproximação é alta, nos cenários estimulados eles se distanciam sutilmente, mas permanecem próximos. Em um cenário com Sergio Moro (Podemos), Ciro Gomes (PDT), João Doria (PSDB), Luiz Henrique Mandetta (DEM), Simone Tebet (MDB), Alessandro Vieira (Cidadania) e Rodrigo Pacheco (PSD), por exemplo, Lula se mantém com 34.9% e Bolsonaro com 29,2%. 

O cenário estimulado com menor percentual de diferença entre ambos foi o que Eduardo Leite (PSDB) entra na disputa no lugar de João Doria. Nessa previsão, Lula esteve favorável em comparação a Bolsonaro. Já a previsão de maior distância entre ambos os pré-candidatos à Presidência mais cotados foi o de um segundo turno. A vitória tanto contra Bolsonaro (35,6%) quanto contra Sérgio Moro (29,8%) seria de Lula, que obteve 42,5% e 40,7% nas duas estimativas, respectivamente. 

Foram analisados, inclusive, fatores importantes ao público na escolha de um presidenciável. Disparado, a honestidade foi a característica mais citada e escolhida pelos entrevistados, com 38,1%. Em seguida, esteve a competência (18,4%), a proximidade com o povo (16%) e todas as opções (6,95). Ter experiência política (6,6%) ou ser novo na política (1,6%) também foram pontos mencionados. 

Em avaliação da administração federal da gestão atual, o governo Bolsonaro não obteve estatísticas tão positivas, uma vez que apenas 38,3% disseram aprovar (como ótima ou boa) a atuação – frente a 57,8% que desaprovou (com ruim ou péssima avaliação) o rumo que o país tomou de 2019 até o momento. A maior parte do público que aprovou a administração de Bolsonaro foi do sexo masculino (45,5%). Apenas 31,8% das mulheres disseram aprovar e 4,7% afirmou não saber opinar. Além disso, a faixa etária que apresentou maior tendência a apreciar a atual gestão é a de 35 a 44 anos (43,8%). Jovens entre 16 e 24 anos e idosos de 60 anos ou mais pontuaram menor taxa de aprovação e maior de desaprovação. 

Quanto às demandas do que deve ou não ser prioridade da gestão federal, a saúde e o combate à Covid-19 alcançaram o primeiro lugar, com 21,7%. Em seguida, foram apontados como prioridades a serem solucionadas o desemprego (17,6%), a crise financeira (17,4%) a educação (9,1%) e a má administração pública (7,2%). A área social (6,7%), a corrupção (6,5%) e a politicagem (1,5%) não ganharam tanto destaque. 

6 respostas para “Pesquisa aproxima Bolsonaro de Lula em disputa eleitoral de 2022”

  1. Avatar ROQUEUDSON CARVALHO BOMFIM disse:

    Já esqueceram quem soltou uma pesquisa mentirosa em 2018, Olha com mto cuidado a veracidade da pesquisa que é Moro + instituto Paraná Pesquisas = Fake News.

  2. Avatar ROQUEUDSON CARVALHO BOMFIM disse:

    Pesquisa do Instituto Paraná aponta Aécio na frente de Dilma: 54% a 46% dos votos válidos; nesta quinta, saem Ibope e Datafolha
    Pois é… Segundo pesquisa do Instituto Paraná, se a eleição fosse hoje, o… F0I FALSA A DILMA DEU DE LAVADA
    https://veja.abril.com.br/blog/reinaldo/pesquisa-do-instituto-parana-aponta-aecio-na-frente-de-dilma-54-a-46-dos-votos-validos-nesta-quinta-saem-ibope-e-datafolha/

  3. Avatar Gustavo Priori disse:

    Pesquisa não ganha eleição o povo está diferente. Aguardem Bolsonaro vai ganhar o primeiro turno.

  4. Avatar Juliano disse:

    MBL deve ter comprado a pesquisa kkkk povo acha que vai nos enganar com essa ladainha…. Velhas práticas não engana mais, vão ter que ser mais criativos.. Bolsonaro 2022

  5. Avatar Edi disse:

    BOLSONARO 2022 , simples assim .
    Esquerdopatas piram .

  6. Avatar Marlonjugno disse:

    Então os brasileiros vão que optar em que ladrão votar. Só que um dos guadrilheiros, além de ladrão é GENOCIDA. QUE BELEZA DE PAÍS!!!!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.