Pesquisa aponta que taxa de obesos acima dos 20 anos mais que dobrou no Brasil nos últimos anos

Entre 2003 e 2019, proporção de obesos na população com 20 anos ou mais saltou de 12,2% para 26,8%

Conforme dados da Pesquisa Nacional de Saúde, divulgados nesta quarta-feira, 21, pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), entre 2003 e 2019, proporção de obesos na população com 20 anos ou mais no país aumentou expressivamente, saltando de 12,2% para 26,8%.

Os números do IBGE também mostram que um em cada quatro brasileiros de 18 anos ou mais estava obeso em 2019, o que equivale a 41 milhões de pessoas.  

Obesidade e pandemia

A pandemia é um cenário delicado para a obesidade, que é um fator de risco elevado para quem contrai a Covid-19. De acordo com boletins epidemiológicos do coronavírus de diversas secretarias de saúde pelo Brasil, cerca de 7% dos pacientes que morreram pela doença tinham a obesidade como fator de risco.

Um estudo divulgado em julho, na página da Associação Brasileira Para o Estudo da Obesidade e da Síndrome Metabólica (Abeso), mostrou que quanto maior o Índice de Massa Corporal (IMC) de uma pessoa, maior é a probabilidade do quadro de Covid-19 se complicar.

Cuidados

O ideal é manter acompanhamento médico para que as condições de saúde sejam analisadas individualmente. No entanto, a nutricionista Andressa Troles, do Hospital Marcelino Champagnat, em Curitiba, deu algumas dicas para controlar a alimentação durante a pandemia, manter a saúde e evitar o sobrepeso. As dicas valem para todos.

– Faça trocas saudáveis: como substituir a bolacha pela fruta com granola, cookies integrais, iogurte natural.

– Aumente o consumo de frutas e verduras ao dia, entre 3 e 5 porções 

– Troque tudo o que tem farinha branca pela integral (pães, bolachas, macarrão, arroz)

– Acrescente ovos mexidos, frutas, aveia, granola no café da manhã e lanches intermediários 

– Adicione oleaginosas (castanhas) e sementes na alimentação

– Se não tiver o hábito de cozinhar, organize para ir à feira ou ao supermercado no fim de semana. Cozinhe marmitas para a semana toda (frango desfiado, carne moída, arroz integral, legumes diversos, sopas) e congele.

– Troque fast foods por marmitas fitness.

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