Pesquisa aponta que taxa de obesos acima dos 20 anos mais que dobrou no Brasil nos últimos anos
22 outubro 2020 às 07h30

COMPARTILHAR
Entre 2003 e 2019, proporção de obesos na população com 20 anos ou mais saltou de 12,2% para 26,8%
Conforme dados da Pesquisa Nacional de Saúde, divulgados nesta quarta-feira, 21, pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), entre 2003 e 2019, proporção de obesos na população com 20 anos ou mais no país aumentou expressivamente, saltando de 12,2% para 26,8%.
Os números do IBGE também mostram que um em cada quatro brasileiros de 18 anos ou mais estava obeso em 2019, o que equivale a 41 milhões de pessoas.
Obesidade e pandemia
A pandemia é um cenário delicado para a obesidade, que é um fator de risco elevado para quem contrai a Covid-19. De acordo com boletins epidemiológicos do coronavírus de diversas secretarias de saúde pelo Brasil, cerca de 7% dos pacientes que morreram pela doença tinham a obesidade como fator de risco.
Um estudo divulgado em julho, na página da Associação Brasileira Para o Estudo da Obesidade e da Síndrome Metabólica (Abeso), mostrou que quanto maior o Índice de Massa Corporal (IMC) de uma pessoa, maior é a probabilidade do quadro de Covid-19 se complicar.
Cuidados
O ideal é manter acompanhamento médico para que as condições de saúde sejam analisadas individualmente. No entanto, a nutricionista Andressa Troles, do Hospital Marcelino Champagnat, em Curitiba, deu algumas dicas para controlar a alimentação durante a pandemia, manter a saúde e evitar o sobrepeso. As dicas valem para todos.
– Faça trocas saudáveis: como substituir a bolacha pela fruta com granola, cookies integrais, iogurte natural.
– Aumente o consumo de frutas e verduras ao dia, entre 3 e 5 porções
– Troque tudo o que tem farinha branca pela integral (pães, bolachas, macarrão, arroz)
– Acrescente ovos mexidos, frutas, aveia, granola no café da manhã e lanches intermediários
– Adicione oleaginosas (castanhas) e sementes na alimentação
– Se não tiver o hábito de cozinhar, organize para ir à feira ou ao supermercado no fim de semana. Cozinhe marmitas para a semana toda (frango desfiado, carne moída, arroz integral, legumes diversos, sopas) e congele.
– Troque fast foods por marmitas fitness.