Pesquisa aponta que 70% dos eleitores não reelegeriam deputados federais

Paraná Pesquisas consultou 2.120 brasileiros através de questionário online no período de 15 a 19 de novembro

Pesquisa realizada pelo Paraná Pesquisas

Com o objetivo de avaliar o atual panorama político, o Paraná Pesquisas realizou pesquisa online onde consultou 2.120 brasileiros em 145 municípios  de 26 estados e do Distrito Federal. A pesquisa aconteceu no período de 15 a 19 de novembro e tem grau de confiança  de 95% e margem de erro 2,0%.

No questionário online, os candidatos responderam a pergunta  “Em 2018, você votaria no mesmo candidato em que votou para Deputado Federal em 2014?”. A grande maioria, 71,6% votou “não”. Para 24,3% dos entrevistados, existe a possibilidade de voto no mesmo candidato ou partido da última eleição. 4,1% dos entrevistados não se lembram em quem votou para deputado federal no último pleito.

A mesma pergunta também foi feita para o cargo de presidente. “Em 2018, você votaria no mesmo candidato ou partido em que votou para Presidente em 2014?”. Mais uma vez, a maioria esmagadora, 71,5%, respondeu “não”. 25% dos entrevistados admitiram que podem votar no mesmo partido ou candidato para presidente de 2014. 3,5% dos entrevistados não se lembram em quem escolheram para presidente no último pleito.

Com relação a expectativa do brasileiro quanto a renovação política, a pesquisa mostrou que os brasileiros estão otimistas. 71,9% dos entrevistados responderam “sim” a pergunta: “Você acredita que o Brasil terá uma renovação política em 2018?”. Apenas 23,6% se mostraram céticos quanto a renovação política. 4,5% não souberam ou preferiram não opinar.

No entanto, quando perguntados se os partidos ou os políticos representam, de fato, a população, mais de 80% dos eleitores responderam “não” nas duas situações.

Na pesquisa estimulada sobre qual pessoa fora da política teria mais chance de ser votada em 2018, o juiz Sérgio Moro aparece em primeiro lugar com 35,5% dos votos.

Nenhum dos nomes apresentados seria a escolha de 29,7% dos entrevistados. Em seguida, com 11,1% dos votos aparece o nome de Joaquim Barbosa. Luciano Huck seria a escolha de 10,8% dos eleitores.

 

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.