Pesquisa aponta que diferença de Lula para Bolsonaro é de 5% no primeiro turno

Pesquisa do Instituto PoderData foi realizada por telefone pelo Instituto e aponta uma vitória do ex-presidente Lula (PT) no segundo turno, mas com uma margem menor do que as pesquisas do Ipespe, que é de 14%

Pesquisa PoderData divulgada pelo site Poder 360 nesta quarta-feira, 13, acende o alerta dos petistas, que estão à frente da intenção de voto no primeiro turno, mas contam com uma diferença de apenas 5%, pouco acima da margem de erro, que é de 2% para mais ou para menos. Segundo a pesquisa, que foi realizada por telefone, onde o entrevistado ouve os nomes dos postulantes na ordem alfabética, o ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) está à frente com 40% das intenções de voto; o segundo colocado é o atual presidente, Jair Bolsonaro (PL), que aparece com 35%.  

O terceiro colocado é o ex-ministro da Economia Ciro Gomes (PDT), que aparece com 5% das intenções de voto, empatado tecnicamente, dentro da margem de erro, com outros candidatos, o ex-governador de São Paulo João Doria (PSDB), que é lembrado por 3%; o deputado federal André Janones (Avante), que é lembrado por 2%; a senadora Simone Tebet (MDB), que é lembrada por 2%; o ex-deputado federal José Maria Eymael (DC), que é lembrado por 1% do eleitorado. Outros candidatos foram citados, mas não somaram 1% das intenções de voto: Pericles (União Popular), Felipe D’ávila (Novo), Sofia Manzano (PCB) e Vera Lúcia (PSTU). Não sabem (4%) e branco, nulo ou nenhum (7%) somam 11% do eleitorado entrevistado.   

Esta foi a primeira pesquisa do Instituto sem o ex-ministro da Justiça Sérgio Moro (União Brasil), que desistiu de concorrer à presidência da República pela sigla que agora conta com o presidente Nacional do partido, Luciano Bivar, como presidenciável. No entanto, pelo Instituto de Pesquisas Sociais, Políticas e Econômicas (Ipespe) Lula tem 44% e Bolsonaro 30%. Sem Janones, Tebet, Eymael, Pericels, D’ávila, Manzano e Vera Lúcia, o pedetista Ciro Gomes oscila para 7% (dentro da margem de erro), o tucano João Doria sobe para 6%; “outros”, como previa o cenário soma 3% das intenções de voto. Neste cenário Lula e Bolsonaro seguem, respectivamente, com 40% e 35%. Brancos e nulos (5%) e não sabem (4%), somam 9% dos entrevistados.  

Queda da diferença entre Lula e Bolsonaro 

Nos cenários de segundo turno apontados pela pesquisa, Lula aparece com 47% contra 38% para Bolsonaro; Ciro aparece com 42% contra Bolsonaro; Lula aparece com 46% contra 24% para Ciro Gomes; não foram testados os nomes de João Doria, Tebet, Janones e demais políticos para o segundo turno.  

A pesquisa PoderData foi realizada entre os dias 10 e 12 de abril, por telefone, e está registrada no Tribunal Superior Eleitoral (TSE) sob o número BR-00368/2022. Foram realizados 3 mil entrevistas com pessoas com mais de 16 anos de idade em 322 municípios do país. A margem de erro, como citada acima, é de 2% para mais ou para menos e o intervalo de confiança é de 95%.  

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.