Personal trainer morre de overdose de cafeína

O jovem tomou “o equivalente a 200 xícaras de café de cafeína em pó” e logo depois seu coração acelerou e ele morreu

Tom Mansfield: personal trainer que morreu com 29 anos | Foto: Reprodução

A BBC de Londres divulgou na quarta-feira, 2, que Tom Mansfield, um personal trainer de 29 anos, de Ruthin, no País de Gales, morreu em decorrência de uma overdose de cafeína. O jovem tomou “o equivalente a 200 xícaras de café de cafeína em pó”. O caso ocorreu em janeiro de 2021, mas só foi divulgado agora pela rede britânica, que obteve acesso ao processo judicial.

Segundo a BBC, Tom Mansfield errou no cálculo da quantidade de café. Um exame constatou que seus níveis de cafeína eram de 392mg por litro de sangue. O processo registra que o atleta comprou um saco de 100 gramas de pó, “que deveria ser pesado em miligramas — a dosagem sugerida era de 60-300mg de pó até duas vezes ao dia”. Para o médico legista John Gittins, que examinou o corpo do personal trainer, foi uma fatalidade. A causa mortis foi a “toxidade da cafeína”.

Tom Mansfield e sua mulher, Suzannag| Foto: Reprodução

Atletas e frequentadores de academias costumam usar a cafeína em pó para ampliar o desempenho durante a atividade física.

Segundo a investigação policial, o personal trainer “usou uma balança de cozinha que tinha uma faixa de pesagem de 2 a 5.000 gramas, o que teria levado ao erro de cálculo e à overdose”. Depois de tomar a cafeína, Tom Mansfield rapidamente começou “a apertar o peito e reclamar que seu coração estava batendo rápido depois de consumir o produto”. Sua boca começou a espumar. Sua mulher, Suzannah, chamou os paramédicos, que tentaram “ressuscitar” o atleta por 45 minutos. Ele chegou a ser levado para o Hospital Glan Clwyd, em Bodelwyddan, Denbighshire. Mas jovem morreu.

Tom Mansfield: um personal trainer forte mas derrubado por uma overdose de café | Fotos: Reproduções

O diretor da distribuidora da cafeína consumida por Tom Mansfield, Ben Black, avisou que “a empresa passará a incluir colheres medidoras na embalagem”.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.