Peritos confirmam que áudio de Jair Bolsonaro no hospital é falso

Especialistas asseguram que as falas não foram proferidas pelo candidato 

Foto: Reprodução/Jair Bolsonaro

Peritos diagnosticaram ao Projeto Comprova, que visa checar e combater informações falsas que circulam na internet, que é falso o áudio que mostra o candidato a presidente Jair Bolsonaro (PSL) exaltado por estar internado, após receber uma facada e sair de cena na reta final da disputa.

O áudio simula o presidenciável, que permanece internado no Hospital Albert Einstein em São Paulo, xingando os profissionais da unidade de saúde e também o seu vice, Hamilton Mourão.

O suposto pronunciamento do candidato gerou repercussão entre os internautas. Ainda na gravação, o imitador demonstra preocupação com o resultado recentes das pesquisas e, consequentemente, a crescente de Fernando Haddad, do PT. “Me tirem daqui, a gente tem uma eleição para ganhar”, diz em um trecho.

Segundo informações do jornal Folha de São Paulo, a pedido do Comprova, o Instituto Brasileiro de Perícia comparou a gravação com a voz do candidato, tendo como base uma entrevista concedida o jornalista Luiz Datena em abril deste ano. Após os peritos realizarem a análise de ambos os materiais, o laudo emitido pelo Instituto deixou claro que tais palavras não foram proferidas pelo presidenciável.

“O corpo probatório sustenta muito fortemente a hipótese de que as amostas de fala não foram proferidas pelo mesmo locutor”, assegura o documento. No Twitter, Carlos e Eduardo Bolsonarose pronunciaram dizendo que a gravação se trata “da mais nova FakeNews contra o pai”.

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.