O perfil no Instagram do senador Vanderlan Cardoso (PSD) saiu do ar nesta sexta-feira, 22, devido a um suposto ataque cibernético.

Ao Jornal Opção, a assessoria do parlamentar informou que o perfil foi suspenso proposital e temporariamente para análise de uma reação incomum na rede.

“Começaram a chegar seguidores em massa, aparentemente robôs”, disse um assessor.

Veja a nota divulgada pela equipe do senador:

“NOTA OFICIAL

Nossa conta no Instagram sofreu um ataque, na tarde desta sexta-feira. Percebemos um aumento exagerado de seguidores e constatamos de que se tratava de robôs. Para impedir que os perfis falsos continuassem invadindo a rede, nossa equipe retirou a conta do ar, e, como medida de segurança, iniciou um trabalho manual de exclusão de perfis falsos. A conta está novamente ativa e o problema está sendo solucionado.
Buscamos, a partir de agora, formas de identificar o autor do ataque.

Lamentamos profundamente que esse tipo de ação ocorra em nosso país. Trata-se de um crime. Por isso, estamos acionando a Delegacia Especial de Repressão a Crimes Cibernéticos do Estado de Goiás e comunicando o fato ao presidente do Congresso Nacional, senador Rodrigo Pacheco, ao Ministério da Justiça, à Polícia Federal e à Polícia do Senado. Continuaremos a utilizar as nossas redes sociais para mostrar o trabalho que fazemos por Goiás e pelo Brasil.
Um abraço e bom fim de semana a todos!”

Leia também:

Nova plataforma do Instagram, Threads atinge 100 milhões de usuários

Usuários relatam instabilidade nas redes sociais