O primeiro ciclo do programa e-Goiás- Transformação Digital nas Empresas selecionou dez Micro, Pequenas e Médias Empresas (MPMEs) goianas oferecendo até R$ 20 mil para implementação de soluções tecnológicas, desenvolvidas por startups selecionadas em todo o país. Os resultados já são perceptíveis na geração de empregos e na transformação da gestão de negócios.

Uma das contempladas, a Star Design Personalizados, contratou seu primeiro funcionário após dois anos de atuação. “Antes eu fazia tudo sozinha, da compra de materiais ao atendimento. Agora já tenho uma pessoa comigo e estou aplicando estratégias que aprendi nas mentorias”, afirma Ana Carolina Duarte Vieira, fundadora da empresa.

Outra empresa atendida pelo programa, Luis Tortola Arquitetura, passou a implementar rotinas mais estratégicas e organizadas. Para o fundador, Luis Antônio Tortola Júnior, isso acarretou em uma mudança de mentalidade no escritório. “Tínhamos vontade de melhorar processos, mas nunca saía do papel. Com o programa, já iniciamos reuniões internas e organizamos os pontos que precisamos melhorar para orientar a empresa parceira que irá nos ajudar na implementação da solução”, disse.

Ao longo do processo, as empresas passaram por mentorias, análises de gestão e redefinição de processo. A seleção aconteceu por meio de um edital nacional. O programa é executado pela Secretaria de Estado de Ciência, Tecnologia e Inovação (Secti), via Hub Goiás. Para o secretário da pasta, José Frederico Lyra Netto, o programa coloca “a inovação a serviço de quem move a economia real: os pequenos negócios”. 

Na próxima etapa, segundo a Secti, o programa vai atender o dobro de empresas, ainda com o financiamento de R$ 20 mil.

Leia também: