Pelo menos três postulantes esperam homologação de candidatura para Prefeitura de Goiânia

Último prazo é nesta segunda-feira (15/8), às 19 horas, para apresentação de requerimento de registro de candidatos a prefeito, vice e vereadores

O candidato a prefeitura de Goiânia, Iris Rezende (PMDB) assinou na manhã desta segunda-feira (15/8) o requerimento para registro de candidatura para disputar as eleições municipais de outubro em Goiânia. Às 19 horas termina o prazo final para apresentação de requerimento em cartório eleitoral por parte de partidos e coligações para os candidatos a prefeito, vice-perfeito e vereador.

Já candidata do PT, Adriana Accorsi e o candidato do PR, delegado Waldir apresentaram registro ainda na última sexta-feira (12), mas a homologação do requerimento ainda não aparece no site oficial do Tribunal Superior Eleitoral.

A única candidatura a prefeito que já aparece na relação disponível no site é a do ex-prefeito de Senador Canedo, Vanderlan Cardoso (PSB). Até agora, Goiânia não tem registro de candidatura a vice-prefeito.

Apesar disso, estão confirmados os nomes de do vereador Deivison Costa (PT do B) como candidato a vice na chapa “Goiânia Vida e Paz”, de Adriana Accorsi e do deputado estadual Major Araújo (PRP), na chapa “Experiência e Confiança”, como candidato a vice de Iris Rezende, da ex-deputada Rose Cruvinel como candidata a vice na chapa do delegado Waldir e Thiago Albernaz na chapa de Vanderlan Cardoso.

Segundo a chefe da Central de Atendimento ao Eleitor do Tribunal Regional Eleitoral (TRE-GO) de Goiânia, uma das zonas que recebe as candidaturas, Eliana Prado um balanço final oficial de todos os registrados só poderá ser feito ao final desta segunda-feira (15/8), pois os existem ao todo três locais na capital que podem receber registros de candidatura.

Ela confirma a apresentação de requerimento por parte destes quatro candidatos, mas explica que a homologação ser feita e, por isso, nem todos já registrados aparecem no site oficial do TSE.

O pedido de candidatura é  gerado obrigatoriamente em meio digital e impresso pelo Sistema de Candidaturas Módulo Externo (CANDex), desenvolvido pelo Tribunal Superior Eleitoral (TSE), e é disponibilizado nos sites dos Tribunais Regionais Eleitorais (TREs) de maneira automática.

Ao todo, o TSE registra 181 candidaturas a prefeito em todo o estado de Goiás, 178 para a vice e mais de 5 mil vereadores. Em todo o Brasil, 4.998 candidatos estavam registrados para o cargo de prefeito, 4.966 para o de vice-prefeito e 135.706 para o de vereador. A Justiça Eleitoral estima que o número de candidatos nas eleições municipais de 2016 fique entre 530 mil e 580 mil.

Depois do prazo final de registro, a justiça eleitoral tem até o dia 12 de setembro para julgar a legalidade das candidaturas.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.