Levantamento realizado pelo jornal O Estado de S. Paulo mostra ainda que 117 votarão contra o impedimento e os demais não tem ou não demonstraram posicionamento

[relacionadas artigos=”62558,62514″]

A poucos dias da provável data da votação do processo do impeachment da presidente Dilma Rousseff (PT) no Plenário da Câmara, um levantamento feito pelo jornal O Estado de São Paulo mostra que a maioria dos deputados são a favor do impeachment.

Ao todo são 261 deputados que se posicionaram a favor do impedimento. Os que querem a permanência da presidente no cargo são 117. Outros 55 parlamentares se dizem indecisos ou preferem esperar a orientação partidária, nove preferiram não se manifestar e outros 71 deputados, de 15 partidos, não foram localizados.

Para que o processo tenha continuidade ele precisa de 2/3 dos votos na Câmara, ou seja, 342 deputados. Segundo o placar apurado, a oposição precisa conseguir pelo menos mais 81 votos a favor da saída de Dilma.

Por outro lado, o governo precisa do apoio de 171 deputados para impedir que o processo siga adiante, ou seja, precisa conseguir o voto de mais 54 parlamentares.

Ainda de acordo com o jornal, o levantamento se concentrou em conseguir o posicionamento de deputados de partidos que não fazem parte do núcleo mais fechado do governo (PT e PcdoB) e nem da oposição (PSDB, DEM, PPS e SD). As informações passaram a ser colhidas a partir da última quarta-feira (20/3), um dia após o anúncio oficial da saída do PMDB da base do governo Dilma.

Nesta última semana, partidos como PR, PP, PSD, PRB e PTN estiveram na mira do governo em busca de apoio na sessão que decidirá sobre a abertura ou não do processo de impeachment. (Com informações jornal O Estado de S. Paulo)