PEC propõe alterações no sistema de suplência do Senado Federal
03 dezembro 2019 às 13h35

COMPARTILHAR
Senador Luiz do Carmo (MDB) defendeu que suplentes devem ser aqueles mais votados, diferente da atual configuração em que o senador elege com ele dois políticos para substituí-lo

O senador Luiz Carlos do Carmo (MDB) apresentou uma Proposta de Emenda a Constituição (PEC) que modifica o formato atual de suplência no Senado Federal. De acordo com o documento, os suplentes deverão ser aqueles que foram mais votados, mas não foram eleitos. Na atual configuração, o senador elege com ele dois políticos que irão substitui-lo caso seja afastado por qualquer motivo.
Na justificativa, Carmo defendeu que a medida atende a uma demanda da própria população e opinião pública. Além disso, vai reforçar o aprimoramento institucional do Brasil.
“Na PEC, proponho que quando houver renovação de 2 senadores, os suplentes sejam os 4 candidatos mais votados não eleitos. E quando for somente um, o candidato mais votado não eleito. Acredito que nossa democracia já está madura o suficiente para isso” explicou o senador.