PCC e CV já atuam em unidades prisionais de 25 estados brasileiros
16 setembro 2024 às 11h58
COMPARTILHAR
Consideradas as duas maiores facções do Brasil, o Primeiro Comando da Capital (PCC) e o Comando Vermelho (CV) atuam em presídios de 25 estados, conforme o Relatório do Mapa de Orcrim (Organizações Criminosas) 2024, elaborado pelo Ministério da Justiça. Distrito Federal e Sergipe, que relataram a presença das facções no último levantamento, afirmam que não há mais registros da atuação das organizações criminosas em seus territórios. O estudo não leva em conta unidades prisionais federais.
LEIA TAMBÉM
Com 5 mil membros, PCC e CV dominam tráfico de drogas em Goiás
O relatório revelou que o Comando Vermelho está em 22 unidades da federação. Em um ano, a facção expandiu sua atuação para Espírito Santo, Pernambuco e Amapá. O PCC, por sua vez, passou a estar presente em 25 estados, um aumento em relação aos 23 estados observados em 2023. A presença da facção foi constatada também na Bahia e no Amapá.
88 facções
Ao todo, de 2022 a 2024, o Ministério da Justiça conseguiu mapear 88 facções diferentes no sistema prisional. Em 2022, foram identificadas 58 organizações criminosas, número que aumentou para 70 no ano seguinte.
Neste ano, as unidades da federação apontaram que há 65 facções presentes no sistema prisional. O levantamento se baseia em informações fornecidas pelos estados à Secretaria Nacional de Políticas Penais (Senappen), podendo explicar as variações nos dados ao longo dos anos.
O CV é classificado pelas autoridades como sendo mais difícil de monitorar por não ser tão organizado quanto o arquirrival PCC. A maior facção da América Latina tem contabilidade de faccionados e até de armas nas unidades, sendo conhecido como uma espécie de “multinacional do crime”.
Os grupos surgiram com reivindicações de melhorias nas condições dos presídios. No entanto, ao longo do tempo, se fortaleceram, principalmente no ramo de tráfico de drogas, gerando disputas territoriais e, consequentemente, impactando a vida da população e a segurança pública.
Estados com a presença do PCC no sistema prisional
- Acre
- Alagoas
- Amapá
- Amazonas
- Bahia
- Ceará
- Espírito Santo
- Goiás
- Maranhão
- Mato Grosso
- Mato Grosso do Sul
- Minas Gerais
- Pára
- Paraíba
- Paraná
- Pernambuco
- Piauí
- Rio Grande do Norte
- Rondônia
- Roraima
- Santa Catarina
- São Paulo
- Sergipe
- Tocantins
Estados com a presença do Comando Vermelho no sistema prisional
- Acre
- Alagoas
- Amapá
- Amazonas
- Bahia
- Ceará
- Espírito Santo
- Goiás
- Maranhão
- Mato Grosso
- Mato Grosso do Sul
- Minas Gerais
- Pára
- Paraíba
- Paraná
- Pernambuco
- Piauí
- Rio de Janeiro
- Rondônia
- Roraima
- Santa Catarina
- Tocantins