Paulo Freire ganha estatua na Universidade de Cambridge

Inimigo do bolsonarimo, a estátua do educador foi criada pelo artista plástico Murilo Sá Toledo

Rosto de Paulo Freire ganha estátua de bronze em Cambridge | Foto: Divulgação

Nesta semana a Universidade de Cambridge, na Inglaterra, inaugurou um busto de bronze em homenagem ao patrono da educação, Paulo Freire. A homenagem foi definida pelos professores da Universidade como um símbolo da “tolerância e diálogo” em tempos de “guerra cultural” no ambiente acadêmico.

A obra adquirida pela universidade foi criada pelo artista plástico Murilo Sá Toledo. No Reino Unido, a instalação da estátua foi precedida pela realização do seminário “Por que o espectro de Paulo Freire está assustando a direita brasileira?”. O tema abordou o significado político do legado do educador.

No Brasil, o educador é constantemente alvo de ataques por parte de Jair Bolsonaro. Chamado de energúmeno pelo presidente, seu livro, ‘Pedagogia do oprimido’ é o terceiro mais citado por pesquisadores de ciências humanas do mundo.

Freire foi o brasileiro mais homenageado da história, com pelo menos 35 títulos de Doutor Honoris Causa de universidades da Europa e América. Também recebeu o prêmio da Unesco de Educação para a Paz, em 1986.

Uma resposta para “Paulo Freire ganha estatua na Universidade de Cambridge”

  1. Avatar Cyaldino Alipio Ribeiro Inda disse:

    Paulo Freire não é atacado por ser “inimigo” do bolsorarismo… Eatacado por ser um lixo! Destruiu gerações de alunos na era petista! Alunos que foram aprovados sem saber ler ou escrever de forma correta! Alunos que não conseguem entender e interpretar um pequeno texto!
    Surpreendente essa posição da Universidade de Cambridge! Homenagem a um lixo!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.