Inimigo do bolsonarimo, a estátua do educador foi criada pelo artista plástico Murilo Sá Toledo

Rosto de Paulo Freire ganha estátua de bronze em Cambridge | Foto: Divulgação

Nesta semana a Universidade de Cambridge, na Inglaterra, inaugurou um busto de bronze em homenagem ao patrono da educação, Paulo Freire. A homenagem foi definida pelos professores da Universidade como um símbolo da “tolerância e diálogo” em tempos de “guerra cultural” no ambiente acadêmico.

A obra adquirida pela universidade foi criada pelo artista plástico Murilo Sá Toledo. No Reino Unido, a instalação da estátua foi precedida pela realização do seminário “Por que o espectro de Paulo Freire está assustando a direita brasileira?”. O tema abordou o significado político do legado do educador.

No Brasil, o educador é constantemente alvo de ataques por parte de Jair Bolsonaro. Chamado de energúmeno pelo presidente, seu livro, ‘Pedagogia do oprimido’ é o terceiro mais citado por pesquisadores de ciências humanas do mundo.

Freire foi o brasileiro mais homenageado da história, com pelo menos 35 títulos de Doutor Honoris Causa de universidades da Europa e América. Também recebeu o prêmio da Unesco de Educação para a Paz, em 1986.