O pastor Jonas Pimentel, líder da igreja evangélica Tabernáculo da Fé de Goiânia, afirmou que as falas polêmicas sobre crimes sexuais infantis foram “orientações aos fiéis sobre o cuidado com os filhos”. O líder religioso disse durante um culto que, em certas situações, crianças vítimas de abusos sexuais podem ter alguma responsabilidade nos crimes.

Leia também:

Pastor sugere que crianças têm culpa por serem abusadas e causa revolta

Pastor Davi Passamani é solto após julgamento de habeas corpus

Em nota, Jonas diz que é “responsabilidade dos pais terem seus filhos ao alcance dos olhos” e recomendou que é “preciso evitar que filhos pernoitem em casa de parentes ou amigos”. Segundo ele, neste contexto, é possível evitar que “pessoas más intencionadas” cometam algum crime.

“Foi nesse contexto de alerta para que pais e crianças não deem oportunidades para malfeitores, que foi extraído o recorte do vídeo. Para aquelas pessoas que se sentiram ofendidas, pedimos as nossas sinceras desculpas”, diz a nota.

Culto polêmico 

O pastor foi alvo de críticas após as falas polêmicas durante um culto na igreja evangélica Tabernáculo da Fé de Goiânia. Durante o culto, ele afirmou que, em certas situações, crianças vítimas de abuso sexual podem ter alguma responsabilidade nos crimes.

“Existem situações que quando acontece um abuso de uma criança, a criança é também culpada, porque ela deu lugar. Crianças também têm culpa, têm participação, mas não todos os casos. Eu quero deixar isso bem claro” disse em um vídeo divulgado nas redes sociais. 

O vídeo compartilhado mostra o pastor discutindo o caso de uma criança de 5 anos abusada por primos e sugerindo que os pais devem evitar que seus filhos durmam fora de casa, inclusive na residência de parentes, como medida preventiva contra abusos.

“Os pais e, principalmente as mães, devem ter muito cuidado, devem ter muita malícia quanto às suas filhas. Filho é junto com o pai, junto com a mãe, a menos que exista uma circunstância imperiosa que não permite tal coisa, não é?”, diz Jonas.

As declarações geraram mais de 170 mil visualizações nas redes sociais, com muitos comentários expressando revolta e exigindo investigação sobre suas afirmações. A cantora e apresentadora Xuxa Meneghel também expressou sua indignação com o assunto em suas redes sociais.

“Meu senhor, o absurdo que acaba de falar, deveria não apenas chocar a mim, mas a todos que foram crianças e que hoje são pais adultos e que não estão no lugar de um abusador ou pedófilo. Suas falas dão nojo, são repugnantes!”, criticou.

A igreja Tabernáculo da Fé já esteve envolvida em polêmicas no passado, como o caso do pastor Joaquim Gonçalves Silva, investigado por abuso e importunação sexual contra mulheres frequentadoras da igreja. As vítimas relataram ter sido abusadas em momentos de vulnerabilidade e chantageadas para manter o silêncio sob ameaças de maldições. O pastor faleceu de Covid-19 em agosto de 2021.

Veja nota na íntegra 

“O pastor Jonas Pimentel manifesta-se sobre a polêmica ocorrida quando fez orientações aos fiéis sobre o cuidado com os filhos e afirmou que é responsabilidade dos pais ter seus filhos ao alcance dos olhos, somente perdendo contato visual deles quando situações absolutamente imperativas exigirem. Recomendou que é preciso evitar que filhos pernoitem em casa de parentes ou amigos. 

Nesse contexto, afirmou que isso evita oportunismos para pessoas más intencionadas que possam causar qualquer tipo de abuso a eles. Foi nesse contexto de alerta para que pais e crianças não deem oportunidades para malfeitores, que foi extraído o recorte do vídeo. Para aquelas pessoas que se sentiram ofendidas, pedimos as nossas sinceras desculpas.

Contudo, pastor Jonas Pimentel e a Igreja Tabernáculo da Fé de Goiânia reafirmam seu compromisso de lutar pelos seus princípios e valores, que são tradicionais, e continuará orientando e combatendo quaisquer formas de descuidos e violência contra as crianças e adolescentes, especificamente, a sexualização precoce delas que o mundo moderno impõe nas casas dos cristãos”.