Pastor diz que vacina chinesa tem HIV e causa câncer

“Ainda há desinformação sobre a vacina para Covid-19. Nosso papel é esclarecer porque existe algo quase tão nocivo quanto o próprio vírus: as notícias falsas”, esclarece Butantan

Foto: Reprodução/ Facebook

Um pastor evangélico do Ceará usou o púlpito da igreja para criticar a vacina Coronavac, produzida pelo Instituto Butantan em parceria com a Sinovac, na China. Nas imagens que circulam pelas redes sociais, o religioso Davi Góes, líder do Ministério Canaã, de Fortaleza (CE), faz uma série de acusações levianas e sem qualquer embasamento científico.

Durante a fala, o pastor chega a dizer que muitas pessoas irão morrer de câncer, por tomarem a vacina. “Daqui muitos anos muitas pessoas vão morrer de câncer, por quê? por causa da vacina”, dispara. O líder religioso usa como argumento para dar credibilidade à sua fala um vídeo de um suposto cientista francês, que teria dito que a vacina contra o coronavírus contém o vírus HIV.

De acordo com o pastor, a França criou o vírus, que teria sido aprimorado na China e depois espalhado para o mundo. “Não tem uma nação no mundo, um prefeito, um governador, um ministro que seja comprando a vacina chinesa, só o governador de São Paulo”, acusa o homem.

Após a circulação do vídeo, o Ministério Público do Ceará pode acionar o pastor para que ele responda civil e criminalmente pela notícia falsa. Criminalmente, Davi pode responder por contravenção penal pela prática de ato capaz de produzir pânico ou tumulto. A pena pode ser multa ou prisão de 15 dias a seis meses. Já na esfera cível, o religioso pode responder pela disseminação de fake news.

O Instituto Butantan, por sua vez, afirmou que a vacina não causa nenhum efeito adverso grave ou prejudica a saúde da população. “É segura e pode salvar vidas. Ela é produzida com o vírus inativado, técnica que dominamos e que nos dá total segurança”.

“Nós já conhecemos a tecnologia para produção da Coronavac porque a técnica é a mesma usada em várias outras vacinas, como a da gripe, que desenvolvemos no Instituto Butantan. Ainda há desinformação sobre a vacina para Covid-19. Nosso papel é esclarecer porque existe algo quase tão nocivo quanto o próprio vírus: as notícias falsas. O correto é que estamos perto de termos a vacina brasileira!”, detalhou.

Por fim, o Butantan lembrou que tem uma trajetória de 120 anos de serviços prestados à ciência brasileira. Conte conosco!

Uma resposta para “Pastor diz que vacina chinesa tem HIV e causa câncer”

  1. DalterLS disse:

    Lá se vai a carreira de pastor…

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.