Passeata pede justi├ºa ao lembrar cinco anos do assassinato de Val├®rio Luiz

Cronista esportivo foi assassinado na porta da Rádio Bandeirantes 820 a tiros no dia 5 de julho de 2012. Acusado, Maurício Sampaio vai a júri popular

Palestra em 2013 lembrou um ano do assassinato | Foto: Divulgação

A fam├¡lia do jornalista esportivo Val├®rio Luiz de Oliveira, assassinado em 2012, ir├í realizar uma caminhada nesta quarta-feira (5/7), data em que se completa cinco anos desde o crime, para pedir justi├ºa.

Na ocasi├úo, Val├®rio recebeu seis tiros ├á queima roupa na porta da R├ídio Jornal 820 AM, atual R├ídio Bandeirantes, onde o cronista trabalhava.

As investiga├º├Áes da Pol├¡cia Civil de Goi├ís (PCGO) acusam que o crime foi encomendado por Maur├¡cio Borges Sampaio, em raz├úo das cr├¡ticas desferidas pelo comentarista contra a diretoria do Atl├®tico Clube Goianiense.

Após decisão juiz Lourival Machado, da 4ª Vara dos Crimes Dolosos contra a Vida, Sampaio irá a júri popular pela acusação de homicídio qualificado.

Veja cronologia do caso:

05 de julho de 2012 ÔÇô Por volta das 14h00, logo ap├│s o programa ÔÇ£Jornal de DebatesÔÇØ (12h00 ÔÇô 14h00), Val├®rio Luiz de Oliveira deixa as depend├¬ncias da R├ídio Jornal 820 AM, entra em seu carro, um Ford Ka preto, e chega a dar a igni├º├úo logo antes de ser surpreendido por um homem que, montado numa moto, lhe desfere seis disparos de arma de fogo. O jornalista faleceu instantes depois, ainda dentro de seu carro.

01 de fevereiro de 2013 ÔÇô A Pol├¡cia Civil de Goi├ís prende temporariamente o a├ºougueiro Marcus Vin├¡cius Pereira Xavier, o faz-tudo Urbano de Carvalho Malta e o sargento da PM Djalma Gomes da Silva, que atuava no Comando de Miss├Áes Especiais.

02 de fevereiro de 2013 ÔÇô A Pol├¡cia Civil de Goi├ís prende temporariamente o ent├úo cartor├írio e ex-Vice-Presidente do Atl├®tico Clube Goianiense, Maur├¡cio Borges Sampaio.

26 de fevereiro de 2013 ÔÇô A Pol├¡cia Civil de Goi├ís finaliza o inqu├®rito, indiciando Marcus Vin├¡cius Pereira Xavier, Urbano de Carvalho Malta e Djalma Gomes da Silva como articuladores do homic├¡dio; Adem├í Figuer├¬do Aguiar Filho como autor dos disparos e Maur├¡cio Borges Sampaio como o mandante do crime.

27 de fevereiro de 2013 ÔÇô O Minist├®rio P├║blico do Estado de Goi├ís entende serem suficientes as provas colhidas no inqu├®rito e denuncia os cinco indiciados por homic├¡dio duplamente qualificado.

28 de fevereiro de 2013 ÔÇô Maur├¡cio Sampaio consegue Habeas Corpus na 1┬¬ C├ómara Criminal do Tribunal de Justi├ºa de Goi├ís, ap├│s empate na vota├º├úo pela aus├¬ncia de um desembargador, Itaney Campos.

01 de mar├ºo de 2013 ÔÇô O juiz Lourival Machado, da 2┬¬ Vara Criminal de Goi├ónia, converte em preventiva as pris├Áes tempor├írias de Marcus Vin├¡cius, Urbano Malta e Djalma da Silva, bem como decreta pris├Áes preventivas para Adem├í Figuer├¬do e Maur├¡cio Sampaio, que retorna ao complexo prisional no dia seguinte.

05 de mar├ºo de 2013 ÔÇô Em novo Habeas Corpus, Maur├¡cio Sampaio ├® solto por decis├úo liminar do desembargador G├®rson Santana Cintra, que acabara de se transferir de uma C├ómara C├¡vel para a 1┬¬ C├ómara Criminal.

21 de maio de 2013 ÔÇô Mesmo sob protestos e com a suspeita de fraude no depoimento ensejador do Habeas Corpus n┬║ 14780662, a 1┬¬ C├ómara do Tribunal de Justi├ºa de Goi├ís acata o pedido de Maur├¡cio Sampaio e o coloca em liberdade. Ele n├úo mais seria preso preventivamente depois desta data.

24 de mar├ºo de 2014 ÔÇô Marcus Vin├¡cius ├® declarado fugitivo da justi├ºa e, com evid├¬ncias de que teria deixado o Brasil, o juiz Lourival Machado requer a inclus├úo do nome do r├®u na lista vermelha de procurados da INTERPOL.

12 de agosto de 2014 ÔÇô O juiz Lourival Machado pronuncia, ou seja, manda a J├║ri Popular, todos os r├®us: Marcus Vin├¡cius, Urbano Malta, Adem├í Figuer├¬do, Djalma da Silva e Maur├¡cio Sampaio.

05 de janeiro de 2015 ÔÇô Mesmo sob a pend├¬ncia de um J├║ri Popular pela acusa├º├úo de homic├¡dio duplamente qualificado contra um jornalista esportivo, Maur├¡cio Sampaio assume a Presid├¬ncia do Atl├®tico Clube Goianiense, time contra o qual Val├®rio Luiz teria desferido as cr├¡ticas que lhe custaram a vida.

23 de maio de 2016 ÔÇô O juiz Ricardo Prata, da 2┬¬ Vara da Fazenda P├║blica Estadual, confirma liminar do dia 19 de agosto de 2013, condenando Maur├¡cio Sampaio, em raz├úo de ato de improbidade administrativa quando de sua ocupa├º├úo do 1┬║ Tabelionato de Protestos da Capital, ao pagamento de aproximadamente 5 milh├Áes de reais, ├á perda da fun├º├úo p├║blica e ├á suspens├úo dos direitos pol├¡ticos, entre outras comina├º├Áes.

23 de fevereiro de 2017 ÔÇô Maur├¡cio Sampaio ├® condenado, em 2┬║ grau, pelo crime de excesso de exa├º├úo (art.216, ┬º1┬║, do C├│digo Penal), dado que teria lesado a popula├º├úo em mais de 7 milh├Áes de reais quando ├á frente do 1┬║ Tabelionato da Capital. A pena, fixada em 4 anos de reclus├úo, foi convertida em pena restritiva de direitos, nos termos do art.44 do C├│digo Penal.

12 de junho de 2017 ÔÇô O Ministro Ricardo Lewandowski, do Supremo Tribunal Federal (STF), nega o Habeas Corpus n┬║ 144270, de Maur├¡cio Sampaio, que pedia a anula├º├úo do caso Val├®rio Luiz a partir da decis├úo de pron├║ncia.

14 de junho de 2017 ÔÇô Fim dos recursos dos r├®us, no Superior Tribunal de Justi├ºa (STJ), contra a pron├║ncia que os mandou a J├║ri Popular.

20 de junho de 2017 ÔÇô Chega ao STF o ├║ltimo recurso poss├¡vel dos r├®us, o Recurso Extraordin├írio com Agravo (ARE ) n┬║ 1055725, que encontra-se concluso com o Ministro Ricardo Lewandowski. Ap├│s o exaurimento desta etapa, finalmente Marcus Vin├¡cius Pereira Xavier, Urbano de Carvalho Malta, Djalma Gomes da Silva, Adem├í Figuer├¬do Aguiar Filho e Maur├¡cio Borges Sampaio ser├úo submetidos ao Tribunal do J├║ri Popular de Goi├ónia.

Deixe uma resposta

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.