O Partido Socialista Brasileiro (PSB) e o Partido dos Trabalhadores (PT) de Catalão entraram com denúncia contra o prefeito Adib Elias por supostamente conceder o “próprio nome” para um hospital do município. De acordo com a denúncia, o prefeito teria homenageado seu pai que, coincidentemente, teria o nome igual ao seu na fachada do hospital.

As legendas alegam que a decisão tem “clara intenção de se autopromover politicamente por meio de uma obra pública” que, segundo os partidos, “fere os princípios constitucionais da impessoalidade e moralidade presentes na legislação”.

Ainda na denúncia, o PSB e o PT afirmam que os indícios apontam para “tentativa de escamotear a ilicitude de sua decisão em tentativa de burlar a legislação”.

Ao Jornal Opção, Fernando Safatle, presidente do PSB em Catalão, informou que a entrou com a denúncia no Ministério Público e aguarda a decisão. Segundo ele, a punição para o ocorrido é a “perda de mandato”. “Mesmo que a justiça não o condene vamos continuar denunciando”, disse.

Outro ponto citado por Safatle é a federalização do hospital, que teria sido encaminhada por Adib. O presidente da legenda afirma que busca a federalização do hospital, mas a atitude do prefeito pode inviabilizar a demanda. “Estamos trabalhando para efetivar a federação, sem a qual é inviável fazer a gestão do hospital diante do alto custo da manutenção. Contudo, esse tipo de atitude, infringindo flagrantemente a lei corre o risco de inviabilizar essa demanda. Espero que o prefeito volte atrás e recue dessa pretensão ao culto de personalidade e não ponha em risco a federalização do hospital”, completou.

Ao Jornal Opção, a assessoria de imprensa da Prefeitura de Catalão afirmou que a “denúncia é descabida” e que o prefeito “pode homenagear qualquer pessoa que já faleceu” e esse é o “nome do pai dele”. A assessoria também informou que a denúncia não tem “sustentação legal”.

Leia também:

Entenda por que Catalão, cidade boicotada, é o lugar mais antigo de Goiás

Acordo político de Catalão deve envolver aliança entre Adib Elias e Elder Galdino