Partidos começam a definir datas para convenções partidárias em Goiânia

18 julho 2024 às 17h21

COMPARTILHAR
Matéria atualizada em 30/07/2024 – 18:30
Na véspera do início das convenções partidárias, boa parte das legendas ainda não definiram a data para que as reuniões ocorram. De acordo com o calendário eleitoral divulgado pelo Tribunal Superior Eleitoral (TSE), as convenções iniciam neste sábado, 20, e vão até 5 de agosto. É nessa época que os partidos discutem a formação das coligações para as eleições e definem as candidaturas para os cargos eletivos.
Até o momento o PL, PSD e Solidariedade ainda não marcaram as convenções. As três legendas têm nomes para disputa pelo Paço. O União Brasil, a federação PT, PCdoB e PV, Novo e PSDB, que também disputam a Prefeitura de Goiânia já tem data definida e também são as legendas com as articulações em torno da disputa pelo Paço mais consolidadas até o momento.
O UB, que tem como pré-candidato Sandro Mabel, realiza a convenção partidária no dia 5 de agosto, no espaço Dois Ipês, no Setor Jaó. O evento será realizado em conjunto com o MDB, mas a previsão é que as legendas que apoiam a candidatura de Mabel também participem da convenção.
A Federação Brasil da Esperança, formada por PT, PCdoB e PV, se reúne no dia 3 de agosto, na Câmara Municipal de Goiânia. O evento deve contar ainda com a participação da Rede Sustentabilidade e do PSOL para declarar apoio a candidatura de Adriana Accorsi (PT).
A Federação PSDB e Cidadania também faz sua convenção conjunta no dia 3 de agosto. O local ainda não foi definido, segundo membros da federação. O candidato é o jornalista Matheus Ribeiro (PSDB). Já o Novo, com Leonardo Rizzo no páreo, fará seu encontro no dia 5 de agosto.
No PL, apesar de não ter uma data confirmada, a previsão é que o encontro seja realizado em 5 de agosto. O candidato é o ex-deputado estadual Fred Rodrigues. Já a Unidade Popular pelo Socialismo (UP), ainda não definiu a data, mas fontes ligadas ao partido apontam que a previsão é que o nome do Professor Pantaleão seja oficializado no dia 30 de julho.
Largada
O primeiro partido a realizar a sua convenção é o Mobiliza. Com data marcada para 20 de julho, neste sábado, a legenda deve anunciar o apoio à reeleição de Rogério Cruz (Solidariedade). Por outro lado, o partido do atual chefe do Executivo Municipal ainda não definiu uma data para a convenção.
O Agir marcou a convenção para o dia 28 de julho, às 9h, no Atlanta Music Hall. O partido já anunciou o apoio ao candidato governista, Sandro Mabel (UB) e a reunião deve confirmar a participação na base do candidato.
O Democracia Cristã (DC) confirmou a data, mas fontes ligadas ao partido apontam que a previsão é que o evento seja realizado no dia 30.
PP e PRD vão realizar as convenções no último dia 5 de agosto. Avante, PSTU, PCB, PSB, PCO, Podemos, Republicanos e PMB ainda não definiram data.
Partidos com pré-candidato: (UB, PT, PSD, Solidariedade, Novo, PL, PSDB, UP)
- União Brasil e MDB farão a convenção no dia 5 de agosto de manhã
- PT, PCdoB e PV farão a convenção no dia 3 de agosto, também farão a reunião no mesmo dia o PV e PSol, às 8h30, na Câmara Municipal de Goiânia;
- PSDB dia 3 de agosto;
- Novo – dia 5 de agosto;
- PSD – dia 5 de agosto, às 17h.;
- Solidariedade – dia 3 de agosto, 15 h., na Tatersal De Elite;
- PL – 3 de agosto, 16h, na sede do partido, no setor Oeste;
- UP – Previsão para 30 de julho;
Partidos sem candidatura majoritária
- Mobiliza – 20 de julho;
- AGIR – 28 de julho, as 9h, na Atlanta Music Hall;
- DC 30 de julho;
- AVANTE – Sem data;
- PP – 5 de agosto;
- PSTU – Sem data;
- PCB – Sem data;
- PSB – 3 de agosto, 9h , no auditório da Alego;
- PRTB – Previsão para dia 5, mas sem confirmação;
- PCO – Partido da Causa Operária – Sem data;
- Podemos – Sem data;
- Republicanos – Sem data;
- PMB – Sem data;
- PRD – 5 de agosto, as 9h, no auditório Carlos Eurico, na Câmara Municipal de Goiânia
- PRTB – Previsão para dia 5 de agosto;
Leia também:
Tem início a fase de principais restrições do Calendário Eleitoral; saiba quais são
Especialistas analisam impactos das deep fakes nas eleições de 2024