Parte dos cientistas acreditam que Brasil pode ter atingido imunidade coletiva para Covid-19

Fator, que também é conhecido como imunidade de rebanho, acontece quando a quantidade de pessoas infectadas ou que já tiveram contato com a doença atinge nível suficiente para que o vírus não continue a se propagar

Alguns cientistas brasileiros já consideram a hipótese do país ter alcançado a imunidade coletiva – também conhecida por imunidade de rebanho – para o coronavírus (Covid-19).

Isso acontece quando a quantidade de pessoas infectadas ou que já tiveram contato com a doença atinge nível suficiente para que o vírus não continue a se propagar.

Conforme mostrado pelo jornal O Globo, cidades consideradas grandes centros de contaminação da doença no Brasil – como São Paulo, Rio de Janeiro e Manaus – apresentaram nos últimos meses uma redução gradual do número de casos e muitos já não descartam a possibilidade dos números voltarem a crescer.

Entrevistada pela reportagem do jornal paulista, a biomatemática Gabriela Gomes, da Universidade de Stratjclyde, na Escócia, defende que o liminar da imunidade coletiva é de cerca de 20% e não de 70% como muitos pesquisadores indicavam.

“Só teremos imunidade coletiva com a vacina. Mas a força da pandemia já está reduzida em algumas partes do mundo. Estamos mais próximos de voltar à normalidade”, pontuou a estudiosa.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.