Parte dos cientistas acreditam que Brasil pode ter atingido imunidade coletiva para Covid-19
21 agosto 2020 às 12h58

COMPARTILHAR
Fator, que também é conhecido como imunidade de rebanho, acontece quando a quantidade de pessoas infectadas ou que já tiveram contato com a doença atinge nível suficiente para que o vírus não continue a se propagar

Alguns cientistas brasileiros já consideram a hipótese do país ter alcançado a imunidade coletiva – também conhecida por imunidade de rebanho – para o coronavírus (Covid-19).
Isso acontece quando a quantidade de pessoas infectadas ou que já tiveram contato com a doença atinge nível suficiente para que o vírus não continue a se propagar.
Conforme mostrado pelo jornal O Globo, cidades consideradas grandes centros de contaminação da doença no Brasil – como São Paulo, Rio de Janeiro e Manaus – apresentaram nos últimos meses uma redução gradual do número de casos e muitos já não descartam a possibilidade dos números voltarem a crescer.
Entrevistada pela reportagem do jornal paulista, a biomatemática Gabriela Gomes, da Universidade de Stratjclyde, na Escócia, defende que o liminar da imunidade coletiva é de cerca de 20% e não de 70% como muitos pesquisadores indicavam.
“Só teremos imunidade coletiva com a vacina. Mas a força da pandemia já está reduzida em algumas partes do mundo. Estamos mais próximos de voltar à normalidade”, pontuou a estudiosa.