Parlamentares e ministros dos EUA discutem possibilidade de remoção de Trump antes do fim do mandato
07 janeiro 2021 às 06h40
COMPARTILHAR
Seria invocada 25ª Emenda da Constituição estadunidense, que prevê possibilidade do presidente ser declarado incapaz de exercer o cargo e, assim, afastado
Membros do gabinete federal e até mesmo integrantes do Partido Republicano avaliam possibilidade de remover da Casa Branca o presidente dos Estado Unidos, Donald Trump, antes do final de seu mandato, em 20 de janeiro.
Os membros do Comitê de Justiça da Câmara divulgaram um posicionamento na noite de quarta-feira, 6, defendendo que a 25ª Emenda da Constituição estadunidense seja invocada pelo vice-presidente Mike Pence.
A emenda prevê a possibilidade de o presidente ser declarado incapaz de exercer o cargo e, assim, afastado.
“Mesmo no vídeo divulgado nesta tarde, o presidente Trump revelou que ele não está mentalmente são e ainda é incapaz de processar e aceitar os resultados das eleições de 2020. A disposição do presidente Trump em incitar a violência e as tensões sociais para reverter o resultado das eleições à força claramente demonstram isso”, escreveram os parlamentares, em referência à invasão do Congresso por manifestantes pró-Trump.
Caso Pence reúna o Gabinete ou o Congresso e obtenha apoio de mais da metade para o afastamento de Trump, ele assume o comando do país nos últimos dias de mandato.
(Com Informações da CNN)