Parceria entre Senar e Prefeitura de Goiânia estimula uso de lotes vazios para cultivo de hortas

Objetivo é incentivar o cultivo nas cidades e o aproveitamento de terrenos ociosos para produzir alimentos saudáveis

Foto: Divulgação

Por Thiago Queiroz

Uma parceria do Senar Goiás com a prefeitura de Goiânia criou um programa de incentivo ao cultivo de hortas urbanas. Nele, o Senar oferece o treinamento e a prefeitura, o material. A primeira turma se formou nesta quarta-feira, 9, no curso de Agricultura Urbana-Hortas, realizado em uma área ao lado do Paço Municipal. Foram três dias de aulas teóricas e práticas.

O instrutor do Senai Fernando Domingues foi o responsável pelas aulas ministradas aos 12 alunos desta primeira edição. “São pessoas da capital e também pequenos proprietários rurais da região metropolitana. Os participantes estão aprendendo todo o plantio, adubação, controle de pragas, o manejo como um todo. A ideia é estimular o aproveitamento dos espaços ociosos nas cidades e oferecer meios para uma alimentação mais saudável. Para quem tem um terreno maior as técnicas podem ser usadas em uma nova fonte de renda”, explicou ele.

Uma as participantes da turma, a professora de ciências Denise de Carvalho revelou que se sentia incomodada com uma área abandonada onde funcionava um posto de saúde que foi desativado, ao lado do Centro Educacional de Período Integral Chico Mendes, que fica no Conjunto Riviera, em Goiânia. Ela buscou então ajuda na prefeitura e, no curso, Denise aprendeu como fazer o plantio de uma horta.

Agora, no local abandonado ela quer fazer um canteiro de estudos para os 240 alunos do colégio estadual, onde trabalha. “Aqui eu aprendi que não podemos plantar sementes direto na terra. O ideal é prepararmos bandejas com substrato. Estou aprendendo também a escolher as melhores hortaliças para plantar em cada época do ano. A ideia é que nossa horta fique pronta neste mês. Ela será usada para aulas e na alimentação dos alunos que ficam no colégio o dia todo. O que sobrar nós vamos distribuir para que eles levem para casa”, comemorou Denise.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.