Parceria entre Governo, setor privado e meio acadêmico pode transformar Aparecida em nova Valônia

Cidade tornou-se referência mundial na formação de importantes aglomerados de empresas e polos competitivos

Valônia, na Bélgica, é referência mundial na parceria entre governo, setor privado e meio acadêmico para a formação de clusters | Foto: Reprodução

O portal Empreender em Goiás mostra que uma parceria entre a Universidade Federal de Goiás (UFG) e a iniciativa privada pretende transformar Aparecida de Goiânia numa nova Valônia. A cidade localizada no sul da Bélgica abriga importantes aglomerados de empresas e polos competitivos em diversos setores. Também é conhecida por seus inovadores serviços de logística e transportes.

Além da UFG, integram o projeto as empresas goianas AllPark, Antares Pólo Aeronáutico, Innovar Construtora e Tropical Urbanismo e Incorporação. Juntas, elas protocolaram uma proposta no valor de R$ 4,3 milhões na Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de Goiás (Fapeg) para a criação de uma Plataforma de Inovação e Logística em Aparecida. No entanto, o polo pode se expandir até Anapólis, por onde passa a ferrovia Norte-Sul.

A publicação destaca que Goiânia, Aparecida e Anápolis estão a 2 mil quilômetros de capitais e centros consumidores como Belém do Pará – ao Norte, Porto Alegre, no Rio Grande do Sul – ao Sul, e Porto Velho, em Rondônia – a Oeste do País. A infraestrutura ferroviária da Norte-Sul, com um total de 1.537 quilômetros, é considerada a espinha dorsal de transporte de carga no Brasil e irá entrar operação em 2021.

Polo Aeronáutico

Serão iniciadas no primeiro semestre de 2020 as obras do Antares Polo Aeronáutico, em área de 209 hectares, com aeroporto executivo com pista de pouso e decolagem de 1,8 mil metros, terminal de embarque e desembarque, posto para abastecimento, pista de acesso aos hangares (taxiway), Fixed Base Operator (FBO) completo para assistência aos proprietários de aeronaves, estacionamento para visitantes e área destinada para helicentro e hotel.

Haverá ainda área de 654 mil m² para hangares de aviação executiva, de manutenção de aviões, escolas de aviação, empresas de compra e venda de aeronaves, peças e fornecedores em geral. O empreendimento, que será construído ao lado do campus da UFG e do condomínio empresarial All Park, é do grupo formado pela Tropical Urbanismo e Incorporação, Innovar Urbanismo/Aeroar e CMC/BCI.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.