Secretário permanente do Conselho de Defesa Nacional (Codena) do Paraguai, o contra-almirante Cíbar Benítez, disse nesta quinta-feira, 30, que o governo vai declarar o Comando Vermelho (CV) e o Primeiro Comando da Capital (PCC) como organizações terroristas. Ele reforçou ainda que as fronteiras entre o Brasil e o Paraguai devem ser reforçadas com a presença de militares.

A declaração foi dada logo após uma reunião entre o Codena e o presidente da república, Santiago Peña. No pronunciamento, Benítez disse que “o nível mais alto de alerta será elevado em toda a nossa faixa de fronteira”.

O Brasil e o Paraguai compartilham mais de 1,3 mil quilômetros de fronteiras, sendo a maior parte por rios. Dois estados, Paraná e Mato Grosso do Sul, fazem fronteira com o país.

Ele argumenta que a decisão de declarar as organizações como terroristas foi motivada por “muitas razões” e que isso deve ser oficializado nas próximas horas.

“Eles atacam a soberania em nosso território … são organizações verdadeiramente terroristas”, explicou o militar.

Leia também:

Mais de 50 militares em Goiás recebiam benefício irregular do Césio-137

Operação da PF em GO e outros cinco estados mira hackers suspeitos de desviar mais de R$ 800 milhões de empresas ligadas ao PIX