Para Sabrina Garcez, bom trânsito na Câmara deve facilitar relação entre Legislativo e Executivo de Goiânia
![Avatar photo](https://www.jornalopcao.com.br/wp-content/uploads/2024/01/IMG_5537-scaled-30x30.jpg)
02 janeiro 2025 às 14h56
![](https://www.jornalopcao.com.br/assets/2025/01/bf908eba-fee7-489c-96d7-0f38ba667254-scaled.jpeg)
COMPARTILHAR
A secretária de Governo na gestão de Sandro Mabel (UB), Sabrina Garcez, tem na sua gênese política o legislativo municipal goianiense. A ex-vereadora será a principal responsável pela articulação política entre o Paço e a Câmara de Vereadores. Em entrevista à imprensa durante a posse dos eleitos nesta quarta-feira, 1, Garcez explicou que o primeiro passo “é recolocar a casa em ordem” após a reforma administrativa e colocar em prática o planejamento para os 100 primeiros dias de gestão.
A relação entre o Paço Municipal e a Câmara de Goiânia na gestão de Rogério Cruz (SD) é um dos pontos de inflexão e é apontado como um dos pilares para as sucessivas crises política do antigo prefeito. Garcez presidiu a Comissão de Constituição e Justiça do Legislativo, onde ampliou sua influência e articulação junto aos parlamentares.
Questionada sobre a relação entre os dois poderes, Garcez disse que a experiência de Mabel no legislativo facilita o diálogo com os vereadores. “Venho da Câmara e tenho bom relacionamento. O que temos que entender, como gestão, é que as demandas dos vereadores são as demandas da população que precisam ser atendidas”, diz.
Além da relação com o parlamento local, Garcez também será fundamento na ligação com outros poderes, especialmente o legislativo estadual e federal, responsáveis, em grande parte, por emendas parlamentares, especialmente na área da saúde.
Histórico
Aos 35 anos, Sabrina já atuou em dois mandatos como vereadora por Goiânia. Foi eleita em 2016 e reeleita em 2020. Na Câmara apresentou mais de 300 projetos, dos quais 90 viraram lei. Além disso, enquanto parlamentar, se tornou a primeira mulher a presidir a Comissão de Constituição e Justiça (CCJ) da Câmara de Goiânia.
Garcez se envolveu em projetos de relevância dentro da Casa de Lei, como o novo Plano Diretor, os Códigos de Posturas e Tributário, redução do IPTU, lei de assistência psicológica no parto (replicado pelo Governo Federal), e a implementação do Passe-Livre Estudantil. Dentro dos projetos apresentados pela então parlamentar existem iniciativas voltadas para a população que vive com autismo, revitalização do Setor Central, atenção à Pessoa com Deficiência e combate à violência doméstica, visando sempre o combate à intolerância e a inclusão social.
Garcez soma sua experiência enquanto parlamentar a sua formação enquanto advogada especialista em Direito Constitucional e Administrativo para a Secretaria de Governo de Sandro Mabel (UB).
Leia também:
Mabel apresenta 11 novos integrantes do secretariado de seu governo