Para prefeito de Jataí, criação da UFJ reflete fortalecimento de Goiás na área educacional
13 dezembro 2019 às 10h49

COMPARTILHAR
Cerimônia de posse dos novos reitores ocorreu no Ministério da Educação, em Brasília

Tomou posse na última quinta-feira, 12, o reitor pro tempore — temporário — da Universidade Federal de Jataí (UFJ), Américo Nunes da Silveira Neto. A cerimônia foi realizada em Brasília. Já a nomeação foi publicada no Diário Oficial da União da última quarta-feira, 11.
O prefeito do município de Jataí, Vinícius Luz (PSDB) acompanhou a cerimônia de posse no Ministério da Educação em Brasília. Para ele, esta é uma vitória não só para o município, mas para Estado. “Goiás ganha muito com isso. Agora, ao invés de uma, temos três universidades. Sem contar os institutos federais. Isso mostra o fortalecimento do nosso Estado na área educacional”, disse.
A nova universidade surgiu do desmembramento da regional de Jataí da Universidade Federal de Goiás (UFG). O reitor pro tempore será responsável pela elaboração de uma proposta de estatuto e pelo estabelecimento das condições para a escolha dos reitores definitivos.
O ministro da educação Abraham Weintraub, o objetivo da criação dessas universidades é que elas se transformem em “centros de excelência modernos”. Além da UFJ, foram criadas a Universidade Federal do Agreste de Pernambuco (Ufape), a Universidade Federal de Rondonópolis (UFR), a Universidade Federal do Delta do Parnaíba (UFDPar) e Universidade Federal de Catalão (UFCat).