Para mais da metade dos brasileiros, PT é o partido mais corrupto do país

Segundo pesquisa do Instituto Paraná, PMDB é o segundo e PSDB, o terceiro

Para a maior parte dos brasileiros, o PT é o partido mais corrupto do país. Segundo pesquisa do Instituto Paraná divulgada nesta terça-feira (2/8), 56,6% dos brasileiros acreditam que o partido do ex-presidente Lula e da presidente eleita Dilma Rousseff é o que mais tem envolvimento com casos de corrupção.

O segundo partido mais mencionado é o PMDB (10,6%), seguido pelo PSDB (8,1%). Entretanto, 17,8% dos entrevistados afirmaram não saber qual o partido com mais corrupção e outros 3,1% afirmaram que todos os partidos são igualmente corruptos.

A pesquisa foi feita de forma espontânea, ou seja, não foram dadas opções para os entrevistados.

Veja abaixo os dados aferidos:

PT 56,6%
PMDB 10,6%
PSDB 8,1%
Todos 3,1%
Outros Partidos citados: 2%
Não sabe 17,8%
Nenhum 1,7%

Oposto

O resultado da pesquisa vai ao encontro do que foi verificado no ranking divulgado pelo Movimento de Combate à Corrupção Eleitoral (MCCE). De acordo com o dossiê, divulgado uma única vez, em 2009, o PT aparece em nono lugar quando o assunto é corrupção, com 2,9% dos casos.

O MCCE apurou, analisando dados disponíveis nos sites dos Tribunais Regionais Eleitorais e do Tribunal Superior Eleitoral que o partido mais corrupto era o DEM, com 20,4% dos casos de políticos cassados. Em seguida, o PMDB (19,5%), PSDB (17,1%), PP (7,7%) e PTB (7,1%) completam os cinco mais corruptos da lista.

A pesquisa divulgada nesta terça pelo Instituto Paraná foi realizada nas cinco regiões do país entre os dias 20 e 23 de julho e tem um grau de confiança de 95%, com uma margem de erro de 2 pontos percentuais.

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.