Para maioria dos brasileiros vazamento de conversas entre Moro e procuradores não põe em dúvida resultado da Lava-Jato

Amostra atinge grau de confiança de 95% para uma margem de erro estimada em aproximadamente 2% 

Ministro da Justiça e Segurança Pública do governo Bolsonaro, Sérgio Moro / Foto: Pedro França/Agência Senado

Segundo o resultado da Pesquisa de Opinião Pública Nacional divulgada pela Paraná Pesquisas, a maioria dos brasileiros acreditam que o vazamento das supostas conversas do ex-juiz Sergio Moro — atual ministro da Justiça e Segurança Pública do governo de Jair Bolsonaro —  com procurados do Ministério Público Federal (MPF) não colocam em dúvida os resultados da Operação Lava Jato.

O levantamento mostra que 86,7% dos entrevistados tomaram conhecimento sobre o vazamento de mensagens entre o ministro e os procuradores. 13,3% afirmaram ter desconhecimento sobre o assunto.

Para os 86,7% dos entrevistados que afirmaram ter conhecimento sobre o assunto, os pesquisadores fizeram uma segunda pergunta: “Em sua opinião essas conversas põem em dúvida os resultados da Operação Lava Jato?”. 56,1% dos entrevistados responderam “não”. 38,1%, “sim” e 5,8% não souberam responder ou preferiram não opinar.

59,6% dos homens responderam “não”. Quanto as mulheres, 52,9% deram a mesma resposta. Segundo a Paraná Pesquisas, 72,2% dos entrevistados que possuem Ensino Superior responderam “não”. Dos entrevistados que possuem Ensino Fundamental, a maioria (51,1%) registrou “sim” para a pergunta.

Na região Norte e Centro-Oeste os votos “não” registraram 61,5% dos entrevistados. O índice mais alto de “sim” foi registrado no Nordeste (42,3%).   

Pesquisa

O instituto explica que os levantamentos foram realizados com o objetivo de consultar a população sobre temas atuais. Para a realização da pesquisa foi utilizada uma amostra de 2.264 habitantes, sendo esta estratificada segundo sexo, faixa etária, escolaridade, nível econômico e posição geográfica.

A Paraná ressalta que o trabalho de levantamento de dados foi realizado por meio de entrevistas telefônicas com habitantes com 16 anos ou mais em 26 Estados e Distrito Federal e em 176 municípios brasileiros entre os dias 17 e 21 de junho 2019. A amostra atinge grau de confiança de 95% para uma margem de erro estimada em aproximadamente 2%. 

Uma resposta para “Para maioria dos brasileiros vazamento de conversas entre Moro e procuradores não põe em dúvida resultado da Lava-Jato”

  1. Avatar Rogerio Leite disse:

    A maioria da população dá credibilidade à Lava Jato. O que precisa ser avalizado é o fato específico colocado na mídia. A equipe é idonea, porém isso não os idolatra. Creio ser mais prudente aguardar os procedimentos legais como qualquer outro ser humano..

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.