Para garantir distanciamento social, MP recomenda marcação de espaço em parques

Intenção é que sejam evitadas aglomerações, uma vez que está caindo a adesão ao isolamento social

Academia livre interditada em Parque Vaca Brava | Foto: Divulgação/ Prefeitura de Goiânia

O Ministério Público de Goiás (MP-GO) expediu recomendação à Prefeitura de Goiânia que demarque perímetros nas áreas livres e áreas verdes dos parques, com distanciamento de dois metros entre uma marcação e outra, impedindo a aglomeração de pessoas. A recomendação faz parte das medidas para restringir contato social e evitar rápida contaminação por Covid-19 na capital.

A promotora de Justiça Alice de Almeida Freire recomenda que seja promovida a instalação, nos parques, praças e pistas de caminhada, de sinalização informativa sobre os riscos da Covid-19, visando o combate da pandemia.

O Ministério Público recomendou ainda que seja promovido reforço na fiscalização e na instalação de lacres no perímetro dos equipamentos de ginástica e brinquedos instalados nas praças, parques e pistas de caminhada de Goiânia.

Também deve ser fiscalizado o uso de máscaras pela população. O MP-GO recomenda que quer for flagrado sem o equipamento seja orientado a voltar para casa.

O documento levou em conta a Nota Técnica Modelagem da Expansão Espaço-Temporal da Covid-19 em Goiás, elaborada por pesquisadores da Universidade Federal de Goiás (UFG). O estudo concluiu ter contribuído para a redução da velocidade de transmissão da Covid-19 o isolamento social verificado no mês de abril. No entanto, apontou que, a partir da última semana daquele mês, foi apresentada tendência de aumento progressivo no retorno das atividades sociais.

O estudo da UFG aponta ainda a necessidade de manutenção do isolamento social em 50% a 55% para manter o número de contaminações em níveis baixos.

A Nota Técnica projeta de 90 a 144 mortes até o final do mês de maio e de 871 a 1.239 mortes até o final de junho em Goiás, podendo esse número ser ainda maior caso faltem UTIs e a população permaneça com baixo índice de adesão ao isolamento social, frequentando parques e praças.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.