Para evitar derrota histórica na Câmara, Lula deve articular como protagonista

31 maio 2023 às 17h09

COMPARTILHAR
No contexto das manobras do Centrão para impor uma derrota histórica ao governo na análise da medida provisória (MP) que trata da restruturação da Esplanada dos Ministérios, o presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) foi novamente pressionado a assumir um papel central na articulação política.
Esse apelo foi reforçado durante uma ligação entre Lula e o presidente da Câmara, Arthur Lira (PP-AL), na manhã desta quarta-feira, 31. Apesar desse gesto, a apreciação da MP ainda é considerada incerta pelos parlamentares.
Existe uma expectativa de que Lira e Lula se encontrem ainda nesta quarta para discutir possíveis melhorias na interação entre o Executivo e o Legislativo. Mais cedo, Lira e líderes partidários se reuniram de forma emergencial com o ministro das Relações Institucionais, Alexandre Padilha, para tratar da articulação política.
Antes disso, Padilha se encontrou com Lula e com o ministro da Casa Civil, Rui Costa. Além da cobrança por uma participação mais ativa na articulação política, também foi feita a reclamação de que, embora Lula desempenhe um bom papel como chefe de Estado, ele está deixando a desejar como chefe de Governo.
Apesar dos gestos feitos por Lula em direção ao chefe do Legislativo, aliados de Lira ressaltam que a falta de ações concretas mantém um clima de incerteza em relação à apreciação da MP de reestruturação do governo.
Caso a matéria seja derrotada ou perca a validade, será uma derrota histórica para o governo, que precisará recompor a estrutura da Esplanada, mesmo estando no sexto mês de mandato. Nos bastidores, membros do Centrão que têm colaborado pontualmente com o Planalto em votações importantes indicam que a mera presença de Lula não é suficiente.
Agora, é necessário “ser mais generoso e acomodar aqueles que estão ajudando em cargos, além de garantir o pagamento das emendas com regularidade”. A substituição de membros da Esplanada ainda é descartada pelo presidente, de acordo com interlocutores.