Papa Francisco nega rumores de renúncia
04 julho 2022 às 09h40
COMPARTILHAR
Pontífice respondeu a boatos de abandono do cargo e esclareceu sobre estado de saúde
Em entrevista concedida à agência Reuters, o papa Francisco negou que tenha planos de renunciar ao cargo de líder da Igreja Católica num futuro próximo. Segundo o pontífice, ele segue no comando da Igreja e espera que possa visitar Moscou e Kiev nas próximas semanas, em razão da guerra que toma conta da Ucrânia.
Rumores apontados na mídia italiana sugeriam que uma série de eventos programados para o fim de agosto poderiam levar à troca do papa. Entre eles, estariam reuniões com cardeais para discutir uma nova constituição do Vaticano, uma cerimônia para empossar novos cardeais e uma visita à cidade italiana de L’Aquila. A cidade é ligada ao Papa Celestino V, que renunciou ao papado em 1294. Quatro anos antes de renunciar, em 2013, o Papa Bento XVI também visitou o local.
O papa Francisco, no entanto, garantiu que não tem planos para renúncia em vista, mas reconheceu que poderia fazê-lo se sua saúde ficasse debilitada a ponto de impedi-lo de comandar a Igreja. Por enquanto, ele diz que não tem expectativas sobre esse futuro. “Não sabemos. Deus dirá”, declarou.
O papa também negou os rumores que apontavam que ele estaria sofrendo de câncer e brincou que seus médicos ainda “não disseram nada sobre isso”. Os boatos surgiram há cerca de um ano, quando Francisco passou por uma operação para remover parte do cólon, por complicações de diverticulite, uma condição comum em idosos.