Papa anuncia novo representante do Vaticano no Brasil

Dom Giambattista Diquattro será o novo líder núncio apostólico no País e assumirá representação da Santa Sé em Brasilia

Papa Francisco no Brasil/ Foto: AFP / GIUSEPPE CACACE

O Vaticano anunciou, na manhã deste sábado, 29, que o Papa Francisco escolheu Dom Giambattista Diquattro como o novo líder núncio apostólico no Brasil. Diquattro foi escolhido como o substituto de Dom Giovanni D’aniello, que foi enviado a Rússia, onde ficará pelos próximos oito anos. O novo líder assumirá a representação da Santa Sé em Brasília.

De acordo com informações divulgadas pelo jornal paulista Estadão, o posto representa uma espécie de embaixador da Santa Sé nos países. Além de representante do Papa, o ocupante de tal cargo também participa da escolha de novos bispos, bem como transferências deles entre as dioceses e prelazias.

Ainda de acordo com a reportagem, Brasíla é considerada uma espécie de “embaixada” de primeira linha, haja vista que o país reúne a maior quantidade de católicos do mundo.

Dom Giambattista Diquattro é arcebispo de Giromonte, na Itália, e atuava como núncio apostólico na Índia e no Nepal desde 2017. Na América Latina, foi núncio no Panamá e na Bolívia. Serviu ainda nas missões diplomáticas católicas na República Centro-Africana, República Democrática do Congo e Chade, nas Nações Unidas, em Nova York, na Secretaria de Estado do Vaticano, e nunciatura apostólica na Itália.(Com informações do Estadão)

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.